Topo

Presidente da Câmara faz degustação de queijos contra apreensão no RiR

Deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG) - ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO
Deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG) Imagem: ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

20/09/2017 18h26

O presidente da Câmara em exercício, deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG), promoveu nesta quarta-feira (20) uma degustação de queijos na Presidência da Casa.

O ato foi promovido para criticar a apreensão do laticínio pela Vigilância Sanitária em uma lanchonete no festival de música Rock in Rio, na semana passada.

Foram servidos seis diferentes tipos de queijos de Minas Gerais: Minas Padrão e os artesanais de Araxá, Canastra, Campo das Vertentes, Cerrado, Serra do Salutre e Serro. Outros quitutes também foram apreciados pelos presentes, como linguicinha, mel e doce de leite.

Segundo Ramalho, o objetivo do ato foi mostrar que os queijos são bem feitos, mesmo sendo artesanais, e podem ser vendidos em todo o país. Um dos exemplares na degustação, afirmou, ganhou medalha de prata em um concurso na França.

Queijos  - Reprodução/Facebook/Roberta Sudbrack - Reprodução/Facebook/Roberta Sudbrack
Queijos da chef Roberta Sudbrack que foram descartados pela Vigilância Sanitária no Rock in Rio
Imagem: Reprodução/Facebook/Roberta Sudbrack
“É um ato de repúdio e também para procurar solucionar o problema da legislação. Então vamos procurar o presidente da República para que ele envie uma Medida Provisória solucionando o problema do queijo”, disse. De acordo com ele, o queijo jogado fora no Rock in Rio pela Vigilância Sanitária estava próprio para ser consumido com “muito amor”.

Para o evento, o presidente da Câmara em exercício convidou produtores de lacticínios e linguiças do Estado, prefeitos de cidades produtoras desses produtos, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e parlamentares da bancada mineira. Eles aproveitaram a ocasião para reforçar a importância da atividade em Minas Gerais e apresentar demandas para melhorar o setor.

Ramalho é conhecido na Câmara por oferecer banquetes de comida mineira em votações madrugada adentro, como leitoa à pururuca, farofa e galinhada, e em seu apartamento funcional. Ele até levou uma leitoa a bordo do avião presidencial na viagem à China neste mês. Segundo deputados ao UOL, a comida foi bem apreciada por toda a comitiva, inclusive o presidente da República, Michel Temer (PMDB), embora seja “pesada” para longas horas de voo.

“[O queijo] é um sabor em que se mistura ouro com alegria e, sobretudo, é um alimento dos mais sagrados. Faz bem para a saúde, cura a depressão, faz a alegria do sorriso das pessoas. O queijo mineiro não dá lágrimas, só dá sorriso para todo mundo”, declarou nesta quarta.

Depois do ato na Câmara, Ramalho seguiu com o grupo para o Palácio do Planalto. Eles se encontraram com o presidente da República em exercício, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e ofereceram comidinhas mineiras ao político carioca.

 

 

 

Fábio Ramalho  - Luciana Amaral/UOL  - Luciana Amaral/UOL
O presidente da Câmera em exercício, deputado Fábio Ramalho, se reúne com autoridades e produtores de laticínios e linguiças para debater apreensão de queijos no Rock in Rio
Imagem: Luciana Amaral/UOL
Variedade de queijos oferecidos durante protesto do deputado Fábio Ramalho contra apreensão da Vigilância Sanitária no Rock in Rio - Luciana Amaral/UOL  - Luciana Amaral/UOL
Variedade de queijos oferecidos durante protesto do deputado Fábio Ramalho contra apreensão da Vigilância Sanitária no Rock in Rio
Imagem: Luciana Amaral/UOL