Topo

"Pensei que fosse um cover", diz músico que tocou com Steven Tyler na rua

Vocalista do Aerosmith, Steven Tyler canta com artista de rua na zona sul do Rio - Reprodução/Facebook
Vocalista do Aerosmith, Steven Tyler canta com artista de rua na zona sul do Rio Imagem: Reprodução/Facebook

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

22/09/2017 16h23

Abner Tofanelli se apresenta nas ruas do Rio de Janeiro há dois anos, mas jamais vai esquecer da última quarta-feira, quando tocou com Steven Tyler em um shopping carioca. "Não imaginei que fosse ele, que um artista desse nível estaria ao meu lado. Não tinha movimentação de fãs nem nada, por isso que de início eu pensei que fosse um cover", diz o músico ao UOL.

O jovem de 18 anos estava tocando no violoncelo "Thinking Out Loud", de Ed Sheeran, quando o vocalista do Aerosmith se aproximou para cantar o refrão da música. De repente, estava instaurado o caos. "Todo mundo percebeu que era ele e começou a tirar fotos e gravar, e os seguranças afastando todo mundo. Parecia o 'The Walking Dead', um tumulto", brinca Abner.

Tyler deu R$ 50 pelo show do garoto e logo se dirigiu para o andar acima. No meio da emoção de se apresentar ao lado do ídolo, Abner esqueceu de tirar foto e até pedir autógrafo, mas a produção de Tyler foi parceira. "[Eles] Falaram que era para comprar um canetão de autógrafo, porque na volta ele pararia para tirar uma foto comigo e assinar meu violoncelo".

Nem precisava repetir as instruções. Abner foi correndo arranjar o canetão e, na volta, se deparou com o norte-americano saindo de uma loja em direção para outra. "Ele me viu, me reconheceu e veio até mim. Autografou os instrumentos e tirei fotos. Ele foi muito gentil e me parabenizou. Eu falei que era fã dele e ele disse que era meu fã", relembra, aos risos.

Poucas horas antes de se deparar com o frontman, Abner tinha comprado ingresso para o quarto dia do Rock in Rio, quando o Aerosmith tocaria na Cidade do Rock. "A produção perguntou se eu tinha ingresso para o Rock in Rio, e eu falei que sim. Depois me arrependi, podia ter falado que não, quem sabe eles não me colocavam no camarim?", arrisca o músico.

Autógrafo de Steven Tyler em violoncelo de músico de rua - Reprodução - Reprodução
Autógrafo de Steven Tyler em violoncelo de músico de rua
Imagem: Reprodução

E o que vai fazer com o instrumento?

Caso você pense que o violoncelo já está nos planos para ser vendido, pode mudar de ideia. O instrumento agora virou a galinha dos ovos de Abner. "Vou continuar usando o violoncelo normal, agora é meu xodó".

Com pais professores de música, o garoto se envolveu com a música clássica por "pura e espontânea vontade" e aprendeu a tocar o instrumento no Projeto Guri. Aos 16 anos, saiu de casa para viver de música. Seu sonho é fazer um intercâmbio para virar um músico profissional no exterior.

"Estou criando experiência no Brasil para quando tiver oportunidade saber como funciona. Nessa minha vontade, eu preciso de um visto americano de artista e eu vi que o consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro compartilhou a notícia que eu toquei com o Steven Tyler. Fiquei muito feliz, porque o consulado precisa te reconhecer como artista. Só do Steven ter cantado comigo já deu um 'up' na minha carreira", analisa.