Música

"Famosinho" pode, "famosão", não? Afinal, qual é o critério do "The Voice"?

Reprodução/GShow
Vinicius D'Black, que já fez sucesso no país com a música "Sem Ar" e tentou a sorte no "The Voice Brasil" Imagem: Reprodução/GShow

Do UOL, em São Paulo

21/10/2017 04h00

A aparição de Vinicius D´Black no “The Voice” da última quinta (19) abriu espaço para questão levantada com frequência sobre as regras do programa. Afinal, qual é o critério de uma atração que costuma nivelar candidatos que jamais pisaram em um palco com cantores já tarimbados, mesmo sem ter grande espaço na mídia? Estaria o reality sendo injusto com a maioria formada por cantores inexperientes?

Cantores conhecidos deveriam participar do "The Voice Brasil"?

Resultado parcial

Total de votos
Total de votos

O currículo de D´Black: aos 32 anos, o carioca tem um CD lançado em 2005 e um grande sucesso, "Sem Ar", que emplacou no país três anos depois e chegou a ganhar versões de Luan Santana, Gusttavo Lima e Belo. No programa, após ser reconhecido pelo técnico Michel Teló, ele usou o argumento de que queria iniciar uma nova fase, agora com alcunha de Vinicius D´Black, não mais D´Black. Os internautas estranharam.

No regulamento disponível no site da emissora, o “The Voice” pouco esclarece sobre seu critério de seleção.

“A Globo poderá utilizar qualquer método na seleção de Participantes para o Programa, a seu exclusivo critério, não estando a mesma limitada aos métodos e procedimentos de inscrição aqui descritos, sem que seja devido qualquer tipo de explicação ou indenização, com o que o Participante desde já, concorda, isentando a Globo de quaisquer reclamações.”

O texto, que proíbe o candidato de ter vínculos com emissoras e mídias concorrentes, define ainda que os participantes pré-selecionados são “avaliados por uma banca de jurados composta por membros da Globo, selecionados a seu exclusivo critério” e que “as decisões desta banca julgadora são soberanas e irrecorríveis.”

Procurada pelo UOL, assessoria de imprensa do "The Voice" não respondeu às perguntas sobre o critério de seleção do reality até a publicação deste texto.

Sem "famosões"

Na prática, a seleção para a primeira fase do "The Voice", a de audições às cegas televisionadas, funciona da seguinte maneira: são permitidos apenas nomes desconhecidos do público ou, no máximo, “famosinhos” um parâmetro relativo que pode abarcar desde youtubers, artistas de sucesso regional e mesmo cantores que já chegaram a tocar em rádio. “Famosões” de carreira estável ficam de fora.

O formato é o mesmo usado em outros países, que também abrem portas a cantores profissionais. Exemplos recentes: Del Feliz, Maurílio de Oliveira, Ayrton Montarroyos e Paulynha Arrais, que chegaram à versão brasileira com currículo invejável, de parcerias respeitáveis com Dominguinhos e Maria Bethânia e indicação a Grammy Latino. É uma forma de aparecer para uma grande plateia, em rede nacional, pela primeira vez.

Reprodução
O baiano Del Feliz, veterano que participou da edição 2015 do "The Voice" Imagem: Reprodução

Atualmente em sua sexta temporada, o programa da TV Globo tem como proposta revelar grandes vozes brasileiras, oferecendo ao vencedor premiação em dinheiro e agenciamento da carreira. É a mesma fórmula consagrada internacionalmente a partir do “The Voice of Holland”, lançado em 2011 e que já chegou a mais de 60 países.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Matias
Blog do Barcinski
do UOL
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
TV e Famosos
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
AFP
Adriana de Barros
Adriana de Barros
do UOL
Blog do Matias
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
do UOL
Blog do Matias
Reuters
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
AFP
Reuters
do UOL
do UOL
AFP
Adriana de Barros
do UOL
Topo