Topo

João Gilberto está com "saúde deteriorada", diz advogada de Bebel

Bebel Gilberto ao lado do pai João Gilberto em 2015 - Reprodução/Facebook
Bebel Gilberto ao lado do pai João Gilberto em 2015 Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

16/11/2017 13h13

João Gilberto está com a saúde deteriorada, apresenta quadro confusional há alguns anos e enfrenta na Justiça uma série de processos, além de uma ação de despejo.

Esse é o quadro apresentado pela advogada da cantora de Bebel Gilberto, filha de João, que conseguiu na Justiça a interdição do músico. A decisão dá a Bebel a curatela provisória para a gestão pessoal, patrimonial e financeira do artista. O processo corre em segredo de Justiça. 

A advogada Simone Kamenetz afirma que a saúde do músico tem piorado "sem que os cuidados necessários estivessem sendo promovido" e que João não consegue "compreender com exatidão os atos jurídicos que lhe são solicitados por terceiros".

A nota divulgada nesta quinta-feira (16) informa que João se encontra em "absoluta penúria financeira", e que os processos que ele enfrenta na Justiça foram causados por "compromissos profissionais contratados por terceiros em seu nome".

"Por todas essas razões, Bebel não viu alternativa senão a de interditar seu pai, para impedir que continue sendo induzido a assinar documentos, cujo conteúdo e respectivos compromissos lhe são danosos", diz a nota. "Bebel, nesse momento, está dedicada e focada apenas em recuperar a saúde de seu pai e trazer equilíbrio para sua vida. Por isso, agradece todo o interesse, mas permanecerá silente sobre o assunto."

 

#tbt , me and papai, at the Copacabana Palace hotel ,talking about how nice everything can be when we are all in #peace, and having a #great #time #makingmusic

Uma publicação compartilhada por Bebel Gilberto (@bebelgilberto)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

em

Disputa familiar

Um dos maiores nomes da música brasileira, João Gilberto tem enfrentado dificuldades financeiras desde o cancelamento de sua turnê de 2011, quando completou 80 anos. Ele chegou a receber os adiantamentos, mas não devolveu o dinheiro quando não realizou os shows. 

Para tentar amenizar a dívida, o músico teria assinado empréstimo de R$ 10 milhões com o banco Opportunity, em abril de 2013.  Como garantia, o banco ficou com 60% dos direitos autorais dos quatro primeiros discos de João.

O estado do artista preocupa seus filhos mais velhos há um bom tempo. O primogênito do músico, João Marcelo Gilberto, e Bebel sempre foram contra o acordo. Claudia Faissol, mãe de sua filha caçula, era a favor da negociação.

Em reportagem publicada no UOL em julho deste ano, João Marcelo responsabiliza Faissol pelas finanças debilitadas do pai. “Ela [Cláudia] manda a filha para uma escola de R$ 11 mil por mês e acredito que ela não trabalha. Meu pai está perdendo sua casa, mas sua filha está bem. Ele está quebrado. Ela o sangrou até secar.”

E acrescentou: "Ele está com 86 anos. Ainda tem períodos de lucidez, mas fica facilmente confuso, especialmente se fica estressado."

Para Claudia, a dívida é consequência de administrações ruins de sua carreira e à falta de interesses de “governos” e do país. “Ele não tinha empresário, ninguém registrou suas interpretações. Estou tentando organizar. Fui a estatais e ministérios no governo passado e não consegui ajuda. Ele não queria lei de incentivos para tirar impostos do povo. Houve falta de vontade política”, disse Cláudia sobre as tentativas de buscar patrocínio para o músico.