Música

De Britney a Psy: 12 vezes em que o metal largou a pose para gravar covers

Reprodução
Brittney Spears ganhou uma versão death metal melódico com o Children of Bodom Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

04/12/2017 04h00

Pose é algo fundamental no heavy metal. Afinal, o que seria do estilo sem suas vestes típicas ou sem o jeitão antissocial e "contra tudo e contra todos"?

Mas não é preciso procurar muito para perceber que boa parte dos metaleiros não se leva tão a sério e não esconde suas influências externas e um gosto mais incomum.

As próprias bandas provam isso. Não é raro que algumas delas façam versões cover. A maioria é de outras bandas pesadas, mas sempre houve quem separasse um tempinho no estúdio para homenagear astros e canções do mundo pop.

Há desde versões que são vistas como melhores que as originais --como Judas Priest gravando na década de 1970 "Diamonds and Rust", de Joan Baez--, a bizarrices como Children of Bodom fazendo cover de Britney Spears, e caça-cliques de canções populares como "Gangnam Style" ou o tema do filme "Frozen".

Veja alguns dos covers mais inusitados:

Children Of Bodom - "Oops! I Did It Again" (Britney Spears)

A banda finlandesa fez fama com um dos covers mais inusitados do mundo pop, que figurou como lado B do single "In Your Face", de 2005.

Moonspell - "Lanterna dos Afogados" (Os Paralamas do Sucesso)

A banda portuguesa gravou o cover do hit dos Paralamas por conhecer a música desde os tempos de novela - a canção bombou em "Rainha da Sucata". Ela está em "1755", álbum lançado este ano.

Gamma Ray - "It’s a Sin" (Pet Shop Boys)

A banda alemã liderada por Kai Hansen, ex-Helloween, fez um dos covers mais cativantes de um clássico do synthpop dos anos 1980, no álbum "Power Plant" (1999).

Ensiferum - "Bamboleo" (Gypsy Kings)

Que tal uma versão extrema para o clássico flamenco? O Ensiferum, da Finlândia, surpreendeu com esta versão lançada em "Unsung Heroes" (2012).

Machine Head - "Message in a Bottle" (The Police)

Os norte-americanos do Machine Head lançaram uma versão que vai crescendo e se torna bem mais pesada que a original, em "The Burning Red" (1999).

Angra - "Wuthering Heights" (Kate Bush)

Logo em seu primeiro disco --"Angels Cry” (1993)-- os brasileiros do Angra ousaram e Andre Matos mostrou todo o seu alcance vocal para este clássico de Kate Bush. Na demo "Reaching Horizons", havia uma versão mais pesada, mas que foi trocada por uma mais cheia de sutilezas.

Judas Priest - "Diamonds and Rust" (Joan Baez)

O Judas Priest mantém até hoje "Diamonds and Rust" como uma das opções para seus shows. A versão foi gravada durante as sessões do disco "Sad Wings of Destiny" (1976).

Infant Annihilator - "Gangnam Style" (Psy)

Banda que ganhou fama por ser um bocado "fanfarrrona", a Infant Annihilator colocou um instrumental absolutamente pesado e usou as vozes da faixa original.

Yngwie Malmsteen - "Beat It" (Michael Jackson)

Junto ao ex-vocalista do Judas Priest, Tim Owens, o virtuoso da guitarra, deu mais peso a uma música já com um toque roqueiro, em versão lançada em 2009.

Helloween - "Lay All Your Love" (Abba)

Os alemães do Helloween são apenas uma das várias bandas que fizeram homenagens ao Abba. A gravação foi incluída na compilação "Metal Jukebox" (1999).

Ghost - "Here Comes the Sun" (The Beatles)

Papa Emeritus e seus comparsas, os Nameless Ghouls, adoram gravar covers de canções pop. E uma das mais marcantes foi esta dos Beatles, como bônus do disco "Opus Eponymous".

Betraying the Martirs - "Let It Go" (Idina Menzel)

Outra banda que resolveu surfar na onda do momento foi a menos conhecida Betraying the Martyrs, com "Let it Go". A canção foi lançada em "Phantom" (2014), e tem mais de 6 milhões de visualizações no YouTube.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

do UOL
do UOL
do UOL
DW
Adriana de Barros
do UOL
do UOL
UOL Música - Imagens
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
AFP
Chico Barney
do UOL
UOL Música - Imagens
do UOL
UOL Música - Imagens
Adriana de Barros
do UOL
Adriana de Barros
UOL Entretenimento
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
UOL Música - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
Adriana de Barros
Adriana de Barros
Blog do Matias
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
Topo