Música

Aumenta o som: Quem promete causar na música em 2018

Divulgação
Luan Santana em carreira internacional, a volta da Beyoncé e Mateus Carrilho fazendo rebolar Imagem: Divulgação

Tiago Dias

Do UOL, em São Paulo

05/01/2018 04h00

Prepare seus ouvidos para 2018. Tem brasileiro que vai investir forte na carreira internacional (e não é a Anitta), promessa de novo disco de Racionais a Beyoncé, novos nomes no pop e no sertanejo e... mais um ano de Pabllo Vittar. A julgar pelas promessas, o ano reserva novos sons e boas surpresas:

Pabllo ViIttar

Bruno Santos/ Folhapress
Imagem: Bruno Santos/ Folhapress

Você achou que a onda Pabllo Vittar era apenas uma marolinha? É bom ficar esperto para não tomar um caldo. O ano da nossa drag queen favorita começa exatamente nesta sexta-feira (5) com o lançamento de “Paraíso”, seu novo feat. com Lucas Lucco, candidato a hit do verão. E não para por aí. Vem clipe de “Então Vai”, com direito a beijão no produtor Diplo, do Major Lazer, e o segundo disco, mais uma vez com o duo Brabo na produção e parceria com nomes internacionais.

+ Aretuza  Lovi: O boom de Pabllo trouxe ainda mais holofote para outras talentosas drags. Além do clipe de “Joga Bunda”, com participação de Gloria Groove e da própria Pabllo, com lançamento para este mês, Aretuza também lança um disco pela Sony Music, “Mercadinho”.



 

Mateus Carrilho

Divulgação
Imagem: Divulgação

Com o sucesso de " Corpo Sensual", ao lado de Pabllo, Mateus passou a colocar a cara ainda mais no sol. Com a Banda UÓ em pausa, ele entra em estúdio ainda esse mês para gravar o primeiro disco solo. É um trabalho pop, feito para dançar, mas sem deixar de beber na fonte dos ritmos regionais -- algo que já estava no DNA do seu grupo e que foi o ingrediente essencial que alçou Pabllo à fama nacional. Com canções próprias e de autoria de Pablo Bispo (o cara que escreveu ‘K.O’ e ‘Essa Mina é Louca’, de Anitta), o disco também terá produção dos meninos do Brabo.

Mais lançamentos:

"Dona de Mim", Iza: Cantora de vozeirão e coreografias irresistíveis, Iza surfa no sucesso do hit “Pesadão” para lançar o primeiro álbum

"Ambulante", Karol Conka: Prometido para 2017, seu terceiro disco deve finalmente sair este ano cheio de tiro, porrada e bomba

Beyoncé

Divulgação
Imagem: Divulgação
 

Seu grande trabalho no ano que passou foi lançar os gêmeos mais falados do mundo. Mas este ano promete ser diferente. Como foi com seus últimos discos, “Beyoncé” (2013) e “Lemonade” (2016), um trabalho novo certamente vai chegar de surpresa – e tem quem aposte que pode ser um disco conjunto com o marido Jay- Z. O pontapé pode ser dado em breve. Ela volta aos palcos de vez em abril, como headliner do festival californiano Coachella.

Madonna: A maior ícone pop que você respeita completa 60 anos e já mandou avisar: “2018 estou de volta”. Ela mesma comentou que está prestes a voltar ao estúdio, mas também pode apenas lançar uma turnê especial para celebrar a nova idade. 

Justin Timberlake: "Filthy", primeiro single do novo disco, “Manofthe Woods”, já está entre nós. Os fãs estão temerosos com uma possível guinada para o folk e o country, mas Justin ainda promete te fazer dançar com um espetáculo dos mais pirotécnicos (e cheio de hits) no intervalo do SuperBowl, em 4 de fevereiro.

Camila Cabello: A cantora tem trilhado um caminho consistente no pop desde quando saiu do Fifth Harmony em 2016. Ela tem carisma, boas baladas, parcerias espertas, ótima voz e foi uma das artistas mais ouvidas de 2017. Se prepare: o burburinho em torno de seu nome só tende a crescer com a chegada de “Camila”, seu disco solo, em 12 de janeiro.


 

Anitta

Roberto Filho/Brazil News
Imagem: Roberto Filho/Brazil News

O ambicioso projeto “Check Mate” em 2017 foi só um aperitivo para aguçar a curiosidade em torno de seu nome em outros países. Anitta vai sim lançar mais uma sequência de singles e clipes, com foco cada vez maior no mercado internacional, mas só depois do Carnaval. A primeira, “Machika”, mais uma parceria com J. Balvin, já está pronta, com clipe gravado em Medellín, na Colômbia, e tudo indica que fará referência à próxima Copa do Mundo. O valor agregado de sua imagem deixa tudo bem sedutor. Ela está entre os 10 artistas que mais bombam nas redes sociais, segundo a Billboard, e vai ser difícil o mercado internacional ignorar isso.

Quem mais vai fazer rebolar:

Ludmilla: Nova música, “Solta a Batida”, chega ainda esse mês, pouco antes dos shows na Suíça, Itália, Portugal e Alemanha. Em abril, ela grava seu primeiro DVD.

Gaab: Filho do ex-vocalista do grupo Os Travessos, Rodriguinho, o funkeiro não deixa o batidão de lado, mas explora bem elementos do R&B americano em seu som. Entrou como uma revelação do funk na lista de apostas do Google, que o identificou através de acessos e visualizações que o garoto soma em sua canal.


Luan Santana

Francisco Cepeda/Ag News
Imagem: Francisco Cepeda/Ag News

Dono do hit mais ouvido nas rádios em 2017, “Acordando o Prédio”, o cantor agora quer tumultuar outra vizinhança. Com o pé cada vez mais forte na música latina, ele vai gravar em espanhol com a boy band CNCO e não tem escondido seu desejo de se lançar em mercado internacional, tendo estreitado laços com compositores e produtores de fora. “Check In”, seu último single, já indica um flerte mais forte com o reggaeton. Além disso, Luan tem uma série de shows marcados para fevereiro na Europa.

Fique de olho:

A dupla Luiza e Maurílio, do Maranhão, tem bombado no YouTube com as músicas "Tô Bem" e "Pra Que Isso?" (são 6 e 10 milhões de visualizações, respectivamente). Em novembro foi a vez do novo single "Deixa a Menina", com participação de luxo de Maiara e Maraísa.

Gilberto Gil

Marcelo Gandra/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Marcelo Gandra/Futura Press/Estadão Conteúdo

No ano passado, Gil praticamente renasceu nos palcos. Após um grave problema de saúde, um dos maiores tesouros da nossa cultura voltou com todo gás e energia, cheio de projetos. Este é o ano de colher os frutos. Além da gravação do show comemorativo do disco “Refavela” (1977), Gil lança o primeiro disco de inéditas desde “Fé na Festa” (2010), um pequeno relicário de canções recentes feito sobre (e após) a dramática fase. O baiano também será destaque no Carnaval de 2018 da Escola de Samba Vai-Vai e vai ressurgir nos palcos (dessa vez do teatro) na pele de um deus hindu, Vishnu, na encenação da inédita ópera brasileira "Negro Amor", projeto concebido pelo artista gráfico e tropicalista Rogério Duarte (1939 – 2016), com trilha sonora de sua autoria.

+ Liniker e os Caramelows: O segundo álbum da banda chega logo menos e promete ser bem diferente de “Remonta”.

+ JosyAra: Instrumentista e compositora, JosyAra tem despontado na cena baiana com faixas autorais. A reverência à regionalidade está presente, mas a cabeça da artista está plugada em outras inspirações mais contemporâneas. Disco sai pela Natura Musical.

Cardi B

Divulgação
Imagem: Divulgação

Essa americana, filha de pais dominicanos, já foi stripper, sobreviveu a um relacionamento violento e fez um pequeno estrago nas paradas americanas em 2017. Despojada e sem filtros, ela desbancou Taylor Swift no primeiro lugar da Billboard com a música “Bodak  Yellow” e se tornou uma sensação no hip-hop americano. Agora, por exemplo, ela chega com o terceiro single nas paradas, “MotorSport”, com Nicki Minaj e o grupo Migos. O ano mal começou e ela já apareceu dividindo o remix de "Finesse” com Bruno Mars. Mas todos estão mesmo à espera de sua grande estreia fonográfica, "Gangsta Bitch Music, Vol. 2”, que sai esse ano (inclusive no Brasil) com influência de reggae e trap.

+ Racionais
O grupo de rap mais importante do país está no processo de lançar um novo disco. É oficial. Nós sabemos que o tempo dos Racionais é próprio, mas onde há fumaça há fogo e não custa ficar de olho. Certo mesmo é o novo trabalho solo do mestre dos pick-ups. “KL Jay Na Batida Volume 2 – No Quarto Sozinho” sai logo em março.

+ Drik Barbosa
Voz feminina das mais promissoras no rap, Drik saiu das batalhas de improviso em São Paulo para integrar o projeto “Rimas & Melodias” e vai lançar seu primeiro disco solo pela gravadora do Emicida, com participações de Karol Conká, Negra Li e Mahmundi. O primeiro disco está previsto para este ano.

+ Lay 
A batida crua e as rimas afiadas dessa rapper de Osasco já são conhecidas por quem segue o hip-hop brasileiro. Ela se auto intitula “porta-voz de todas as b***”. Sentiu a pegada? Lay agora está prestes a lançar o que ela chama de “coletânea de sentimentos”, seu próximo trabalho "Witch Trap".


 

Arctic Monkeys

Flávio Florido/UOL
Imagem: Flávio Florido/UOL

Sem lançar nada desde "A.M." (2013), o Arctic Monkeys está enfurnado no estúdio desde setembro passado e sinalizou que o novo disco chega este ano. Os fãs que esperam uma salvação para o rock, em baixa nas vendagens até mesmo nos Estados Unidos, agradecem.

Que ano é hoje?

Eles também vão lançar novos discos em 2018: Fall Out Boy, Avril Lavigne e Panic at the Disco.Arctic Monkeys.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

EFE
do UOL
AFP
AFP
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Música - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
BOL
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
EFE
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
Reuters
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Chico Barney
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo