Topo

Elton John anuncia aposentadoria das turnês e nega problemas de saúde

Elton John não vai mais fazer turnês - Reinaldo Canato/UOL
Elton John não vai mais fazer turnês Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Do UOL, em São Paulo

24/01/2018 16h02

Após quase 50 anos de carreira, Elton John irá se aposentar das turnês. O cantor de 70 anos anunciou nesta quarta-feira (24) que sua próxima turnê, que começa em setembro e deve durar três anos, será a última.

O artista, que faz shows ao redor do mundo desde 1969, optou por se afastar do palco para dedicar mais tempo a seus filhos com David Furnish, Elijah e Zachary. A decisão foi tomada em 2015, em conjunto com o marido, o cineasta David Furnish.

Elton John comemora 70 anos e ganha bolo de aniversário dos filhos - Reprodução/Instagram/eltonjohn - Reprodução/Instagram/eltonjohn
Elton John ao lado dos filhos em seu aniversário de 70 anos
Imagem: Reprodução/Instagram/eltonjohn

"Nós temos filhos, eu mudei minha vida. E eu não quero perder isso. Tive uma vida incrível, uma carreira incrível, fui extremamente sortudo. Minhas prioridades mudaram. Estou fazendo turnês desde os 17 anos, e acho que é a hora certa de agradecer a todos os meus fãs ao redor do mundo. Não vou mais viajar", afirmou.

"Sempre achei que seria como B.B. King e Ray Charles e ficaria na estrada para sempre, mas a vida muda quando você tem filhos. Quando eu começar [a turnê], eles terão 10 e 8 anos de idade, e essa é uma época importante da vida deles. Não quero sentir falta deles, e não quero que eles sintam a minha falta", completou John. Os filhos, inclusive, irão acompanhá-lo por parte da turnê. "Vamos tirá-los da escola por nove meses, e eles serão acompanhados por um tutor". 

O cantor ainda fez questão de negar que sua aposentadoria se deva a algum problema de saúde: "Essa é uma turnê de 300 datas. Se você vai fazer 300 shows, você não está doente."

O afastamento dos palcos, porém, não significa que Elton John irá deixar a carreira artística por completo. "Vou fazer mais álbuns, mais musicais. Mas, mais importante, eu vou jantar com meus filhos", afirmou. "Vou tirar alguns anos de folga para ver o que aparece. Criativamente, ainda estarei escrevendo. Vou exercitar minha criatividade até a minha morte". 

O anúncio foi feito em grande estilo, com uma transmissão ao vivo nas redes sociais ancorada pelo apresentador Anderson Cooper. O músico ainda tocou alguns sucessos de sua carreira, como "Tiny Dancer" e "Your Song". 

A turnê

Com o nome "Farewell Yellow Brick Road Tour", a turnê derradeira de Elton John será, nas palavras do músico, "a maior produção" que ele já fez: "Vai ser um ótimo jeito de me despedir do público. Quero sair com um estrondo, agradecer às pessoas e deixá-las pensando que viram o último show e foi fantástico", acrescentou.

A turnê começa nos Estados Unidos, na Pensilvânia, e deve chegar ao fim só em 2021. Por enquanto, apenas as datas na América do Norte foram divulgadas. Ainda não há previsão de shows no Brasil. John passou por aqui pela última vez em abril de 2017.

O britânico se apresenta no Grammy Awards em Nova York no próximo domingo (30).