Topo

Show com integrantes do Smiths é cancelado dias depois de anunciado

Andy Rourke, Morrissey, Mike Joyce e Johnny Marr na época áurea do Smiths - Divulgação
Andy Rourke, Morrissey, Mike Joyce e Johnny Marr na época áurea do Smiths Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

24/01/2018 18h09

O tão sonhado reencontro do Smiths (ou parte dele) se desmanchou antes mesmo de aberta a venda dos ingressos. E tudo por conta de uma falha de comunicação entre os integrantes originais.

O anúncio do show “Classically Smiths” – com três datas já marcadas em Manchester, Londres e Edimburgo – era realmente sedutor: O baixista Andy Rourke, o baterista Mike Joyce e o guitarrista Craig Gannon (que acompanhou a banda a partir de 1986) tocariam juntos os grandes clássicos da banda, acompanhados da orquestra Manchester Camerata.

Joyce afirmou que estava "emocionado demais em tocar com Andy e Craig novamente", e Rourke, em nota divulgada pela produtora do show, supostamente teria dito a mesma coisa. 

Horas depois, Rourke veio a público afirmar que a declaração era falsa e que não participaria do projeto. “Estou profundamente triste porque durante a semana da morte da minha querida amiga Dolores O'Riordan essas declarações falsas são feitas em meu nome. Em nenhum momento eu dei o meu consentimento para que alguém em conexão com este projeto do ‘Classically Smiths’ agisse em meu nome ou meu nome. Nada foi confirmado, aprovado ou contratado por mim ou por minha equipe”, afirmou o músico, em nota.

Com o mal-estar generalizado, Joyce anunciou também que estava fora da turnê. “Entrei nesse acordo com boa fé para realizar esses shows com Andy Rourke e Craig Gannon", disse em comunicado. "Infelizmente, tornou-se evidente tarde demais que Andy não participaria... Depois de muita deliberação e reflexão, decidi que sem Andy, motivo pelo qual me fez participar, eu tomo uma decisão difícil. Eu ainda acredito que o conceito do show seja uma idéia fantástica e desejo todo o sucesso para quem merece.”

Na esteira da desistência, Gannon anunciou que os shows não vão mais acontecer. "Cinco meses atrás, Mike Joyce e Andy Rourke concordaram em fazer parte desse projeto... infelizmente Andy desistiu no último minuto... a última coisa que queríamos era enganar alguém. Isso é decepcionante, pois todos estávamos realmente entusiasmados com esses shows”, afirmou.