Topo

Britânico é condenado por planejar ataque com bomba em show de Elton John

Haroon Syed, que planejou atentado em show de Elton John - Polícia/Reprodução
Haroon Syed, que planejou atentado em show de Elton John Imagem: Polícia/Reprodução

Alistair Smout

De Londres (Reino Unido)

03/07/2017 17h10

Um adolescente britânico que planejou um ataque em um show de Elton John em Londres no 15º aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001 foi condenado à prisão perpétua nesta segunda (3) 

Haroon Syed, que tem 19 anos e é natural do oeste de Londres, declarou0se culpado de planejar um ataque terrorista entre abril e setembro de 2016 e foi condenado a cumprir ao menos 16 anos e meio de pena.

Syed admitiu ter procurado alvos em potencial na internet, incluindo uma apresentação de Elton John no Hyde Park e Oxford Street, um endereço comercial movimentado.

"Haroon Syed é claramente um perigo para o público que estava preparado para realizar ataques indiscriminados contra pessoas inocentes", disse Deb Walsh, vice-diretora da Divisão de Contraterrorismo.

Syed usou a internet para tentar obter armas que empregaria em um possível ataque, e recorreu a redes sociais para contatar pessoas que acreditava serem apoiadores do Estado Islâmico de mentalidade semelhante.

Ele escreveu em uma mensagem: "Então, depois de algum estrago com metralhadora, fazer itishadi (martírio)... é isso que estou planejando fazer".

Ele solicitou empréstimos no valor total de 8.000 libras esterlinas que disse serem para uma motocicleta, um casamento e melhorias domésticas, mas procuradores alegam que eram para financiar o atentado. Os pedidos foram recusados.

O Reino Unido vem testemunhando um aumento de ataques militantes em 2017, incluindo um ataque com bomba em um show da cantora pop norte-americana Ariana Grande em maio em Manchester que matou 22 pessoas.