Jovens católicos fazem "cruzada" contra Madonna na Polônia

  • Kenzo Tribouillard/AFP

    Madonna é alvo de críticas da extrema-direita e de jovens católicos na Polônia

    Madonna é alvo de críticas da extrema-direita e de jovens católicos na Polônia

Após provocar a extrema direita da França, Madonna, esperada para um show em Varsóvia no dia 1º de agosto, enfrenta a hostilidade de jovens católicos poloneses que lançaram uma petição exigindo o cancelamento de seu show.

A data da apresentação coincide com o 68º aniversário da Revolta de Varsóvia, em 1º de agosto de 1944, contra os ocupantes alemães, uma das mais sangrentas páginas da história da Polônia.

Todos os anos, os habitantes de Varsóvia fazem um minuto de silêncio, enquanto as sirenes da cidade tocam às 17h (12h no horário de Brasília), no mesmo horário em que 30.000 resistentes embarcaram em uma batalha desesperada, que fez 200.000 vítimas em 63 dias.


Uma petição solicitando o cancelamento do show da estrela americana foi lançada na internet por um grupo apelidado pelos próprios membros de "a cruzada dos jovens". Nesta terça-feira (17), cerca de 32.000 pessoas já haviam assinado o documento.

"O 1º de agosto é um dia de lembrança na Polônia. Nós honramos aqueles que morreram na revolta e aqueles que sobreviveram. Nós não permitiremos a profanação de nossos símbolos abençoados", diz o texto da petição.
 

  • Reprodução / Madonna Online

    Madonna aparece quase pelada em show na Itália


Os jovens católicos também denunciam as performances ao vivo da pop star, consideradas como "um ataque contra a fé católica (...) ofendendo Jesus Cristo com a queima de cruzes e usando uma coroa de espinhos".

Procurada pela AFP, Anna Pietrzak, porta-voz da LiveNation, empresa que produz o espetáculo da Madonna, se recusou a comentar sobre o protesto e o número de ingressos vendidos.

O show será realizado no novo Estádio Nacional de Varsóvia, com uma capacidade de 78.000 lugares.

O estádio está localizado na margem oriental do rio Vístula, onde as forças soviéticas esperaram dois meses até que os nazistas liquidassem a resistência polonesa durante a Revolta de Varsóvia em 1944.

Na França, o principal partido de extrema direita (Frente Nacional, FN), anunciou no domingo que iria registrar uma queixa por injúria contra Madonna, após a projeção em um show no Stade de France, no subúrbio de Paris, um vídeo em que a líder da FN, Marine Le Pen, aparece com uma suástica na testa.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos