"Funk é uma realidade, não é mais modismo", diz Naldo, que se apresenta nesta quinta em SP

Do UOL, em São Paulo

  • Washington Possato/Divulgação

    O funkeiro Naldo, que se apresenta nesta quinta no Royal Club, em São Paulo

    O funkeiro Naldo, que se apresenta nesta quinta no Royal Club, em São Paulo

Um dos nomes mais populares do funk carioca atualmente, Naldo se apresenta nesta quinta (4) e no próximo dia 25 de outubro no Royal Club em São Paulo.  Em entrevista por telefone ao UOL, o cantor comentou a popularidade cada vez maior do estilo: “Acho que o funk hoje em dia é uma realidade, não é mais modismo. É como o samba, um estilo popular que não era levado a sério, mas ganhou respeito”.

Sem negar suas origens musicais, o cantor encara sua produção atual como algo que vai além do funk. “Faço uma mistura de funk, hip hop e pop. Acho que o público consegue entender melhor agora. Minhas produções são voltadas para um estilo norte-americano”, diz ele, que cita entre os seus favoritos atuais nomes como Chris Brown, Jay-Z e Kanye West.

Sua atual fascinação com o hip hop norte-americano o levou a gravar recentemente uma música em parceria com o rapper Fat Joe, em Miami, intitulada “Se Joga”. Os dois devem realizar uma turnê juntos em dezembro, passando por São Paulo, Rio de Janeiro e algumas cidades do Sul do país.

Naldo encara o crossover para um público mais elitista como um processo natural, mas defende suas origens nos bailes funk do Rio. “Minhas referências hoje são bem diferentes. Mas a essência do funk está em mim, fui criado ouvindo isso desde pequeno. Ouvia muito Claudinho e Bochecha, tive a influência deles quando comecei”, diz ele.

O cantor não é modesto ao dizer que sua música alcança todos os públicos, “Minha música atinge todo mundo, desde a criança de um ano de idade até uma velhinha. É difícil dizer como, mas eu consegui”, diz ele.  “Toco numa mesma noite numa comunidade e na Lagoa para uma plateia de globais, ou num lugar como o Copacabana Palace”, conta ele sobre a diversidade do seu público.

O sucesso não só trouxe uma nova audiência, mas fez com que ele tentasse expandir seu leque musical, não apenas nas influências estrangeiras no som mas em termos de técnica e produção. “Com o tempo eu comecei a estudar teoria musical e técnica vocal”, conta. Um elemento que se destaca nas suas apresentações é o visual futurista adotado no palco, algo que o artista admite fazer de maneira consciente, utilizando roupas de Led e cenários 3D.

O artista terá ainda uma canção na trilha sonora de “Salve Jorge”, a nova novela das 21h da Rede Globo, que estreia no dia 22 de outubro, chamada “Meu Corpo quer Você”. A novela irá tocar em temas polêmicos como o tráfico de pessoas, além de mostrar o processo de pacificação do Morro do Alemão através das UPPs, e conta com diversos personagens funkeiros.

Um novo clipe deve ser gravado no próximo dia 15, para a música “Envenenada”. Os shows atuais fazem parte da divulgação do seu último trabalho, “Na Veia Tour”, lançado em CD e DVD, mas o cantor já planeja um novo DVD no ano que vem, ainda sem data de lançamento.

Serviço
Naldo
Quando:
dias 4 e 25, às 00h  
Onde: Royal Club (Rua da Consolação, 222, Consolação, São Paulo – SP)
Quanto: R$ 50,00 (mulher) e R$ 100,00 (homem) - entrada
Horário de funcionamento: 0h às 06h.
Mais informações: http://royalclub.com.br/novo/

UOL Cursos Online

Todos os cursos