Topo

Com público minguado em Porto Alegre, Lady Gaga entrega microfone para fã cantar

Lady Gaga se apresenta no Rio de janeiro (10/11/12) - AgNews
Lady Gaga se apresenta no Rio de janeiro (10/11/12) Imagem: AgNews

Alexandre de Santi

Do UOL, em Porto Alegre

14/11/2012 03h49

Foram muitas declarações de amor pelo Brasil, mas nem toda essa paixão de Lady Gaga foi suficiente para convencer os gaúchos a comprarem os ingressos para a última apresentação da cantora no país. A primeira passagem do fenômeno pop por solo brasileiro foi encerrada na noite desta terça-feira (13), em Porto Alegre, diante de apenas 16.000 pessoas, pouco mais da metade do total de bilhetes postos à venda para o show no estacionamento da Fiergs.

Lady Gaga, no entanto, não ligou para os generosos espaços na pista – nem para o frio de 17ºC da capital gaúcha – e entregou o mesmo show apresentado em São Paulo e no Rio. Em 2h20 de duração, Gaga cantou as 23 músicas do repertório da turnê “Born This Way Ball”, um misto de musical, circo, desfile fashion e show de rock – com uma pitada de conferência de autoajuda.

De exclusivo, o público gaúcho teve somente a participação da estudante Laura Pinzon, uma talentosa garota de 13 anos que foi chamada ao palco junto de outros dois fãs e que acabou surpreendendo a plateia depois de pedir o microfone para Gaga e cantar “You and I” sozinha por mais de um minuto com perfeição.


O público era pequeno, mas animado. Antes do show, os 16.000 pagantes já estavam entusiasmados: foram à loucura até com o comercial de perfume que traz a assinatura da cantora. Gaga foi pontual em Porto Alegre e abriu o show com “Highway Unicorn” e o já conhecido desfile em cima de um cavalo mecânico. Logo nas primeiras músicas, a produção deixa claro que a música está em segundo plano. O palco em formato de castelo medieval retrátil (as torres se abrem e fecham), as coreografias e o exótico figurino de Gaga chamam tanto à atenção que o público talvez não perceba que nenhum instrumento musical aparece em cena antes da terceira música.

Mas, no universo de Lady Gaga, as canções são apenas uma das formas de passar uma mensagem. E o discurso direto é um dos preferidos da superdiva nos seus shows. Na terceira música, “Born This Way”, Gaga convocou os gaúchos: “Porto Alegre, coloque as mãos para cima!”, disse, em inglês. Embora o som dos vocais estivesse embolado, o público obedeceu. A cantora pediu a participação dos fãs inúmeras vezes durante a noite, mas algumas passaram despercebidas pela dificuldade de compreender as frases de Gaga em meio a tantos teclados, guitarras e bases pré-gravadas --sem contar a constante distração visual.

Como no Rio e em São Paulo, Lady Gaga foi só elogios ao Brasil e suas cidades. “Porto Alegre, te amo!", bradou logo após “Bad Romance”. Na verdade, a cantora pouco viu da capital gaúcha. Após desembarcar na Base Aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, Gaga esperou o horário do show dentro do seu avião e teria ido do aeroporto militar direto para a Fiergs, localizada próxima a Canoas.

Segundo a produção, Gaga deveria voltar para a Base Aérea logo após o show para seguir viagem até Buenos Aires, onde se apresenta no dia 16. Mas Porto Alegre ainda ganhou outra homenagem de Gaga, que cantou o nome da cidade em cima da melodia de “Bad Romance”. Após “Love Game”, a diva lamentou que estava se despedindo dos brasileiros: “Esse é o meu último show no Brasil. Então, vamos fazer um grande show!”.

Logo depois, após uma chuva de presentes no palco, Gaga fez referência ao episódio do objeto que acertou sua cabeça em São Paulo. “Fui acertada na cara por algo ontem e o pit (lou agora está a 4 metros da gente. Queria que vocês estivessem mais próximos”, lamentou, em inglês. E garantiu que a experiência no país vai deixar marcas nos seus próximos discos. “Eu sei que vocês vão ouvir e curtir muita influência do Brasil no meu pop”, afirmou.

O momento inesperado da noite veio na 14ª música, quando a diva chamou três fãs do Monster Pit (espaço reservado aos fãs mais dedicados que fica entre o palco e passarela que avança sobre a plateia). Laura Pinzon, uma estudante da 8ª série do colégio Santa Cecília, carregava uma folha tamanho ofício com as frases “I sing a little like you. Wanna hear?” (Canto parecido com você. Quer ouvir?, em português).

A garota de Porto Alegre não sabe ao certo se Gaga leu o pequeno cartaz, mas Laura foi um dos três fãs convocados para ajudar a cantora a executar uma versão intimista de “Hair”, com Gaga e um teclado posicionado sobre o triciclo da capa do disco “Born This Way”, que, instantes antes, havia sido palco de uma dança erótica. Depois de tirar fotos com o ídolo em cima do palco, Laura tomou coragem e abordou Gaga no ouvido. “Perguntei se podia cantar para ela. Ela disse que sim e me entregou o microfone”, disse Laura por telefone, após o show, enquanto esperava para entrar no camarim de Gaga.

Com a experiência de quem já vem fazendo shows desde os 11 anos, Laura soltou a voz e cantou “You and I” com perfeição. A performance foi tão surpreendente que Gaga incentivou a garota a continuar, pedindo que ela se virasse para o público e explorasse o palco. A banda, provavelmente notando o talento de Laura, acompanhou junto, e a fã teve uma noite de diva percorrendo toda a passarela em frente ao castelo de microfone em punho. Laura arriscou notas difíceis e impôs energia na performance. “Foi incrível”, disse, emocionada. A garota faz aulas de canto e piano há quatro anos, tem duas bandas e já apresentou covers de Lady Gaga nos palcos de Porto Alegre. “Quando descobri a Lady Gaga, foi a fonte de tudo”, afirmou. A próxima música do repertório era justamente “You and I” e Gaga e Laura fizeram um dueto ao longo da canção.

A segunda metade do show continuou sem os fãs no palco e Gaga apresentou os hits “Poker Face”, “Alejandro” e “Paparazzi” na sequência. Antes do bis, mais elogios ao país. “Eu nunca vou esquecer o Brasil”, disse Gaga. Antes de sair para embarcar com destino a Argentina, a cantora voltou para o esperado bis de duas músicas, quando chamou mais fãs para o palco para encerrar a fria noite porto-alegrense com a canção “Marry The Night”.  

Entre no castelo e veja pontos altos e baixos do show de Gaga

  • Arte/UOL

Veja as músicas que Lady Gaga cantou em Porto Alegre:

“Highway Unicorn”
“Government Hooker”
“Born This Way”
“Black Jesus”
“Bloody Mary”
“Bad Romance”
“Judas”
“Fashion of His Love”
“Just Dance”
“Love Game”
“Telephone”
“Heavy Metal Lover”
“Bad Kids”
“Hair”
“You and I”
“Electric Chapel”
“Americano”
“Poker Face”
“Alejandro”
“Pararazzi”
“Scheibe”

bis
 “The Edge of Glory”
“Marry The Night”