Topo

Onomatopeias e repetições dominaram paradas musicais; relembre hits-chicletes de 2012

"Gangnam Style", "Ai Se Eu Te Pego" e "Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha", dominaram os ouvidos dos brasileiros em 2012 - Arte UOL
"Gangnam Style", "Ai Se Eu Te Pego" e "Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha", dominaram os ouvidos dos brasileiros em 2012 Imagem: Arte UOL

Thays Almendra

Do UOL, em São Paulo

04/12/2012 07h00

No ano em que novelas e sertanejos ditaram a tendência musical no país, os hits-chicletes encheram as paradas de sucesso com onomatopeias, repetições e melodias pegajosas. “Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha”, de João Lucas e Marcelo; “Vem Dançar Kuduro”, do francês Lucenzo; e “Ai Se Eu Te Pego”, de Michel Teló, grudaram nos ouvidos em 2012, junto com potências internacionais como "Gangnam Style", do sul-coreano Psy, e "Call Me Maybe", de Carly Rae Jepsen.

No embalo de 2011, “Ai Se Eu Te Pego” ultrapassou barreiras e conquistou sucesso internacional neste ano. O cantor fez turnê na Europa e Estados Unidos e ficou em primeiro lugar nas vendas da loja virtual iTunes em Portugal, Itália, Espanha, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e outros cinco países latino-americanos.

Relembre outros hits chicletes de 2012

"Ex-Mai Love" - Gaby Amarantos
"Bara Berê" - Cristiano Araújo
"Le Le Lê" - João Neto e Frederico
"Balada Boa" - Gusttavo Lima
"Gatinha Assanhada" - Gusttavo Lima
"Camaro Amarelo" - Munhoz e Mariano
"Assim Você Mata o Papai" - Sorriso Maroto
"Paradise" - Coldplay
"You Found Love" - Rihanna
"Beauty and Beat" - Justin Bieber
"Somebody that I Used to Know" - Gotye
"Glad You Came" - The Wanted
"Circulou" - Banda Eva
"Lancinho" - Turma do Pagode
"Sou o Cara Pra Você" - Thiaguinho
"Set Fire" - Adele

Em entrevista ao UOL, Teló falou que surpreendeu-se quando ultrapassou Adele no primeiro lugar de músicas mais ouvidas em várias cidades europeias. "Adele, estourada no mundo inteiro, não me bateu. É impressionante, é inacreditável", comemorou. "Às vezes eu me pergunto: 'Será que isso realmente está acontecendo?'", disse o cantor, quando encerrava uma temporada de show na Rússia.

Na cola de Teló surgiu "Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha". Com as onomatopeias que dão título à música --e se repetem 224 vezes na música--, o hit estourou na internet após o jogador Neymar, do Santos, dançar a coreografia durante a comemoração de seu 100º gol feito com a camisa do time. Em pouco mais de um mês, o clipe oficial já contabilizava 4 milhões de visualizações no YouTube e permaneceu mais de cinco meses entre as mais tocadas nas rádios brasileiras, segundo o site Hot 100 Brasil.

A música de João Lucas e Marcelo também foi destaque na novela “Avenida Brasil”, reduto de canções chicletes. Entre elas estava a reinterpretação de “Danza Kuduro” como tema de abertura da trama, adaptada para “Dança com Tudo” e apelidada de “OiOiOi”, repetidos por mais de 30 vezes.

Grude com sotaque gringo
Não foram só os artistas brasileiros que grudaram nos ouvidos e nas paradas. Com estilo brega-chic, refrão repetido por 36 vezes e dança extravagante sobre um cavalo imaginário, Psy fez com que o clipe da música “Gangnam Style” se transformasse em um dos vídeos mais vistos e “curtidos” da história. São cerca de 5 milhões de “likes” e mais de 870 milhões visualizações. O hit ganhou até uma versão do cantor Latino, que não conseguiu licença para tocá-la, mas garantiu ao UOL que é a mais pedida em seus shows.

A voz aguda de Carly Rae Jepsen em “Call Me Maybe” conquistou gente de todos os gostos e ganhou uma coleção de paródias e clipes alternativos. A música foi eleita pela revista "Billboard" como o hit do verão norte-americano. E como não falar da boy band britânica One Direction com a música “What Makes You Beautiful”? A canção, que inspirou o clipe do bar mitzvah do brasileiro Nissim Ourfali, usa a repetição do “oh, oh, oh” e “na-na-na-na-na-naaa-na-na” para fechar com chave de ouro a seleção.

De "tchu, tcha" e "ai ai" a "Gangnam Style",  relembre os principais hits-chicletes que estouraram no ano (e prepare-se para não parar de cantar):


Sertanejo do Verão 2013
No impulso de músicas sertanejas chicletes de 2012, o UOL antecipa alguns dos hits que devem bombar no verão 2013. Um dos destaques é a regravação do funk “Louca, Louquinha”, do MC K9, feita por João Lucas e Marcelo. “A música já está estourada e, com o 'looooouca, louquinha' do refrão, fica mais fácil de grudar na mente”, assegurou João Lucas.
 
Michel Teló também não vai ficar de fora. Já na novela da Globo “Salve Jorge” e em parceria com o pagode de Sorriso Maroto, a música “É Nóis Fazê Parapapá” vai marcar presença na próxima estação. Outros hits com pegada acelerada e um toque de axé já fazem sucesso nas baladas sertanejas e devem continuar nas paradas: “Turbinada”, de Zé Henrique e Thiago, e “Ela Tá Dançando”, de Fred e Gustavo.

Com clipes bastante característicos do verão gravados em uma piscina, a dupla Cleber e Cauã e o cantor Diego Faria apostam nos hits “Mel Nesse Trem” e “Elas Ficam Loucas”, respectivamente.