Topo

UOL 89FM comemora volta com O Rappa, Raimundos e homenagem a Chorão

José Norberto Flesch

Do UOL, em São Paulo

19/04/2013 23h55

O Rappa e Raimundos comandaram, na sexta-feira (19), em São Paulo, a festa de comemoração da volta ao dial da UOL 89FM - A Rádio Rock, mas a atração da noite foi mesmo Chorão, vocalista do Charlie Brown Jr., que morreu no mês passado. No Espaço das Américas, as duas bandas homenagearam o cantor quase da mesma forma.

O Raimundos, que tocou primeiro, chamou Alexandre Abrão, filho de Chorão, para dividir os vocais com Digão em uma versão de “Zóio de Lula”. “Você vai estar sempre vivo em nossos corações”, disse Digão. O Rappa tocou a mesma música, também com Alexandre no palco, mas desta vez com o telão exibindo imagens de Chorão. “Não sou nem quero ser cantor, até por respeito a meu pai, e gosto mais dos bastidores do que do palco”, contou Alexandre ao UOL

Outro homenageado pelo Rappa foi Luiz Gonzaga, que tocou “Súplica Cearense” enquanto o telão mostrava imagens do mestre do forró. Enquanto alguns acabaram celebrados, outros foram lembrados de forma contrária. “Feliciano, foda-se você”, gritou Falcão, antes de cantar “Pescador de Ilusões”, referindo-se ao polêmico deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), que preside a Comissão de Direitos Humanos.

O Espaço das Américas chegou a ter lotação esgotada quando O Rappa começou a tocar, à 1h15 da madrugada deste sábado. Por volta de 2h30, algumas pessoas já haviam ido embora, mas quem ficou teve resistência para pular e cantar “Me Deixa”. O grupo ainda tocou “Minha Alma (A Paz Que Eu Não Quero)”, “Mar de Gente” e “Monstro Invisível”, entre outras, e foi prejudicado apenas por um som meio abafado que dominava a casa.

O Raimundos encheu seu repertório de hits, mas continua deixando evidente o que já se percebia desde as primeiras apresentações após a saída de Rodolfo: o grupo provavelmente funcionaria melhor se voltasse a atuar com um cantor que não dividisse os vocais com sua performance na guitarra, como acontece com Digão. 

Na festa, o vocalista do Raimundos pediu que a plateia fizesse uma “roda gigante” em frente ao palco. Atendido pelo público, Digão comentou no final sobre a preocupação de seguranças que não estão acostumados com as rodas nos shows. “No rock não tem briga”, concluiu, sob aplausos.

Volta da UOL 89FM - A Rádio Rock

A Rádio Rock, que ajudou a consolidar o gênero no Brasil nas décadas de 1980 e 1990, voltou ao ar em São Paulo no dia 21 de dezembro de 2012. A emissora retornou com sua programação exclusivamente dedicada ao rock, que pode ser escutada na frequência 89 MHz das rádios FM e pela internet.

A volta do rock ao dial coincide com o bom momento do estilo no país, uma a nova vitrine vislumbrada por muitos artistas. Com a crise na Europa e Estados Unidos, a América Latina tornou-se um grande mercado, até então pouco explorado.

A agenda cheia e os festivais sendo fortalecidos a cada show confirmam o Brasil como rota obrigatória das principais turnês de rock. Depois de receber em 2012 Foo Fighters, Kiss, Roger Waters e Robert Plant, o ano de 2013 trouxe Pearl Jam, Queens of the Stone Age, Black Keys, e ainda espera por Iron Maiden, Metallica e Muse, entre outros medalhões do gênero.