Topo

Paul McCartney "abençoa" pedido de casamento no palco em Fortaleza

Elisa Parente

Do UOL, em Fortaleza

10/05/2013 03h50

Perto de completar 71 anos, no dia 18 de junho, Paul McCartney mostrou, em sua passagem pelo Brasil que continua em forma. Músico de excelência, ele sustenta quase três horas de show sem beber água ou descansar, participa das 38 canções do repertório da noite e esbanja charme e simpatia por onde passa.

Na despedida da turnê "Out There" pelo Brasil, em Fortaleza, o ex-beatle ainda "abençoou" as alianças de noivado de um casal que teve seu pedido de subir ao palco atendido pelo músico. Caroline e Kenzo, que se conheceram no show de uma banda cover dos Beatles, reafirmaram os votos diante de Paul, de sua banda e de 50 mil pessoas.

O show no estádio Arena Castelão, na noite desta quinta (9), foi marcado por uma noite de emoção e grande participação do público. Nem mesmo o atraso de pouco mais de meia hora desfez a empolgação dos fãs, representados por diversas gerações. Era o caso do empresário Francisco de Oliveira, 59, e sua esposa, a escritora Clara Oliveira, 65. Moradores do interior do Ceará, eles enfrentaram seis horas de viagem e mais duas de engarrafamento até o local do show.

"Tudo vale a pena, porque tudo o que você precisa é de amor", respondia Francisco, parafraseando a canção "All You Need is Love", que ficou de fora do set list dessa turnê. Os pequenos Lara, 6, e Lucas, 7, filhos do casal, também não conseguiam esconder a ansiedade. "Eu amo o Paul, quero que ele autografe minha camisa", disse o menino.

Inaugurado em dezembro de 2012, o Castelão ainda tem uma série de obras a serem finalizadas em seu entorno. Mesmo após o início do show, congestionamentos estendiam-se pelas avenidas que davam acesso ao estádio, o que fez bastante gente perder o início do espetáculo. Enquanto Paul não subia no palco, os espectadores que conseguiram chegar cedo e garantiram um lugar, organizaram um "olé". Assim como aconteceu em Goiânia, o músico não conseguiu manter a pontualidade britânica e, em Fortaleza, a banda subiu ao palco às 21h36.

O blazer azul escuro de cortes retos não resistiu ao calor de 28ºC. Já na segunda música, Paul desfez-se do casaco enquanto dizia longe do microfone: ?cara, que calor!?. Os botões mais próximos à gola foram logo desabotoados e as mangas arregaçadas.

O repertório não teve qualquer alteração em relação aos dois shows que o antecederam, em Belo Horizonte e Goiânia. As surpresas ficaram por conta das centenas de balões verdes e amarelos jogados ao ar pelo público durante a canção "Hey Jude". "Blackbird" emocionou ao ser entoada do alto do "elevador", uma das novidades da estrutura do palco de "Out There". E "Let It Be" transformou a Arena Castelão em várias ondas de luz.

O setlist trouxe ainda os clássicos "All My Loving", "Hey Jude", "Yesterday" e "Helter Skelter". Sucessos do Wings, banda formada por McCartney após o fim dos Beatles, como "Junior's Farm", "Let Me Roll It", "Band On The Run" e a apoteótica "Live and Let Die" agraciaram os fãs da banda que perdurou de 1971 a 1981.

Visivelmente mais cansado – a banda teve apenas um dia de descanso entre os dois primeiros shows e dois dias até o show no Castelão –, Paul não abriu muitos sorrisos no início do show, mas foi se deixando contagiar pela energia que emanava da plateia. "Finalmente Paul veio no Castelão!", disse o músico para depois completar: "Esta noite vou tentar falar um pouco de português, espero não falar bobagem", divertiu-se.

Brincando com o público, Paul aprendeu algumas das inúmeras gírias cearenses, levando a plateia a se divertir junto. "Vamos botar boneco", convidou o músico utilizando a expressão que quer dizer se divertir, extrapolar. Paul também arriscou o "eita má", uma abreviação de "eita, macho", muito usada na região.

Com exatas 2 horas e 40 minutos de show, McCartney diz que "é hora de partir, temos que vazar. Tchau, Fortaleza, até a próxima vez". De Fortaleza, a turnê de "Out There" segue para os Estados Unidos, com show em Orlando no dia 18 de maio e encerra no dia 14 de agosto, no Canadá.