Topo

Lady Gaga é acusada de violar lei imigratória e promover "propaganda gay" na Rússia

Do UOL, em São Paulo

02/08/2013 08h38

Lady Gaga está sendo acusada de violar leis imigratórias, de promover “propaganda gay” e até mesmo pode ser investigada na Rússia. De acordo com o site “NME”, o deputado russo Vitaly Milonov pediu à Procuradoria-Geral que investigue a última passagem da cantora na Rússia, no fim de 2012. Segundo o político, Gaga lucrou com um visto de turista.

No governo russo, especula-se que o caso pode ser encaminhado para o Ministério das Relações Exteriores e do Serviço Federal de Migração do país.

“Os vistos emitidos eram do tipo básico de intercâmbio cultural, que não conferem aos seus titulares o direito de exercer qualquer atividade comercial", afirma uma fonte do governo, ouvida pela agência de notícias russa “Rapsi”.

Durante sua estadia no país, a cantora já havia recebido ameaça de prisão, além de ser acusada de "promover a homossexualidade" no país.

O estilo do deputado Milonov já é conhecido pelos russos e até por outra cantora pop. Além de ser um dos maiores defensores da lei que proíbe conteúdo – ou “propaganda”, nas palavras do político – entre menores de idade, foi ele quem pediu ação semelhante contra Madonna também em 2012.

Gaga, já recuperada da cirurgia no quadril e se preparando para lançar novo single e disco, é uma das principais defensoras da causa gay. "Nós não somos um nicho, somos parte, uma grande parte da humanidade. É hora de sermos reconhecidos", discursou na última parada gay de Nova York.
 

A cirurgia e a recuperação
Em fevereiro, Gaga contou que escondeu as dores por cerca de um mês, na esperança de não ter de se submeter a um procedimento médico. 
 
"Estou completamente devastada e com o coração partido. Tenho escondido essa lesão e a dor da minha equipe há um mês, rezando para que sarasse, mas depois da apresentação de ontem à noite eu não conseguia caminhar", declarou a cantora, ao revelar que tinha uma inflamação nas articulações.
 
Depois da cirurgia, a artista postou mensagens agradecendo o apoio dos fãs, dizendo que pensava em todos os problemas pelos quais eles também passavam e que a cirurgia era apenas “uma pedra no caminho”
 
“Enquanto eles me levavam para a cirurgia ... eu pensei sobre toda a dor e perseverança, em cada situação familiar, nos ambientes escolares, nos problemas de saúde, na falta de moradia, nas lutas de identidade", escreveu Lady Gaga, que muitas vezes se envolve com os problemas pessoais de seus fãs. "Então eu pensei comigo mesma: 'Eu estou viva, eu estou vivendo meu sonho e esta é apenas uma pedra no caminho'", acrescentou.
 
Durante a recuperação, Lady Gaga usou uma cadeira de rodas de ouro, que ela apelidou de “Emma”. Ela foi vista caminhando pela primeira vez depois da cirurgia em abril. Seu primeiro evento público foi a Parada Gay de Nova York, quando interpretou o hino nacional dos Estados Unidos
 
Mesmo parada por alguns meses, a cantora lidera a lista da revista "Forbes" dos artistas com menos de 30 anos que mais faturaram no último ano. Segundo estimativa da publicação, Lady Gaga faturou US$ 80 milhões entre junho de 2012 e junho de 2013.
 
Disco novo
Zedd, produtor do quarto álbum de Lady Gaga afirmou em uma entrevista em 15 de junho que o novo álbum da cantora será "animal". O DJ alemão também contou que a cantora utilizou uma "abordagem experimental" para criar suas músicas.
 
"Eu estou muito animado e ansioso para as pessoas ouvirem o que fizemos, não consigo imaginar que as pessoas possam não gostar deste trabalho. Acho que as coisas que fizemos estão animais".
 
  • Detalhe da capa de "Applause", primeiro single de "ARTPOP"

 
O produtor também revelou que o álbum terá um certo caráter experimental. "Não tentamos fazer um álbum de música eletrônica, mas, ao mesmo tempo, não tentamos fugir disso. Teve uma canção que começou a partir de 10 palavras que ela usou para descrever uma emoção,  então eu encaixei uma música ali. Foi uma maneira muito experimental de fazer música".

 

A cantora avisou que o disco chega às lojas no dia 11 de novembro, junto com uma versão em aplicativo para tablets e celulares. O novo single, ainda sem nome, será lançado em 19 de agosto.

 

Segundo o comunicado publicado no Facebook, o disco "reflete o processo criativo de Gaga enquanto ela atravessa os ambientes de cada um dos artistas com quem colabora, gravando um diagrama da sua viagem. O resultado, um furor de paixão e fúria eletrônica que define cada processo artístico do início ao fim. 'ARTPOP' pode significar qualquer coisa. Mas para ela é uma celebração da obsessão".

 

O comunicado também dá mais detalhes sobre o aplicativo. "Construída pela TechHAUS, o departamento tecnológico da Haus of GaGa, a aplicativo é um sistema de engenharia musical e visual que junta música, arte, moda e tecnologia a uma nova comunidade mundial - 'os auras'". O programa ainda vai permitir a conversação entre os usuários, além de transmitir o lançamento do álbum.

 

No dia 10 de novembro, Gaga será  em um evento com projeções e colaborações de artistas como Inez & Vinoodh, Robert Wilson, Marina Abramovic e Jeff Koons.

Lady Gaga
Lady Gaga
$escape.getHash()uolbr_tagAlbumEmbed('tagalbum','2555', '')