Topo

"A cidade está de luto", diz Prefeito do Recife sobre morte de Rossi

Raquel Holanda

Do UOL, no Recife

21/12/2013 14h40Atualizada em 21/12/2013 16h00

O movimento de fãs e personalidades que passaram pelo velório de Reginaldo Rossi realizado neste sábado (21), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em Recife, foi grande e repleto de homenagens. Por volta das 15h15, a cerimônia foi encerrada e o corpo do cantor encaminhado para o cemitério Morada da Paz, em Paulista, Região Metropolitana, onde será enterrado às 20 horas. O cortejo é acompanhado por fãs, parentes e amigos do artista.

No momento em que o corpo de Reginaldo Rossi era colocado em um carro aberto do Corpo de Bombeiros, uma multidão de fãs prestavam as últimas homenagens ao cantor em frente ao prédio da assembleia. 

No início da tarde, o prefeito da cidade, Geraldo Júlio (PSB_PE), chegou ao local acompanhado de sua esposa, Cristina Melo, e o ex-presidente do Sport Club do Recife, o deputado federal (PSL-PE) Luciano Bivar.

Comovido com a perda do artista que é um dos maiores representantes da cultura pernambucana no Brasil, Geraldo declarou: “A cidade está de luto hoje, mas precisamos nos inspirar na alegria de Reginaldo, naquilo que ele nos ensinou em toda a sua carreira, a viver a vida com alegria e intensidade. Ele alegrou a todos. Antes era fã dele e somente no ano passado pude conhecê-lo melhor. Fica a sua marca pelo amor que tinha a cidade e a maneira como a cantava”.

Já o vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB-PE) que esteve presente no momento, relembrou o encontro com o amigo em diversos momentos de sua vida, dentre eles a presença de Reginaldo Rossi em suas campanhas para prefeito de Caruaru em 1988 e 1996. "Ele era um grande amigo, foram 25 anos de amizade e encontro muito agradáveis, lembro-me bem dos encontros no São João em Caruaru, onde ele sempre marcava presença", revelou Lyra Neto.

A solenidade, que foi aberta ao público às 8 horas da manhã, teve movimento  tranquilo, porém constante.  São pessoas de diferentes faixas etárias e classes sociais que fazem questão de prestar uma última homenagem ao cantor. O operador de computador Armando Oliveira, não deixou de se despedir de Reginaldo Rossi. “Ele marcou diversos momentos de minha vida, desde a infância até hoje, suas músicas eram canções de amor”, falou o operador que tem a música “Maior que Deus”, como a mensagem de Rossi que mais lhe emociona.

O homem do povo, esta é a maneira como muitos que pelo velório passaram se referem à Reginaldo Rossi. Essa alegria de viver foi colocada por Dom Fernando Saburido como a maneira de dizer que ele “viveu intensamente a vida, realizado, mostrando que embora tivesse enfrentado muitas dificuldades, sempre teve esperança da vitória”, declarou o clérigo que também afirmou que a sensibilidade que o cantor tinha com as questões sociais o tornava uma pessoa bonita e edificante.

A vida de Ivanice da Silva não é a mesma desde os seus 18 anos, idade em que começou a trabalhar para Reginaldo Rossi e sua família. Após mais de duas décadas de convivência diária com os Rossi, Ivanice leva de boas recordações desse tempo as inúmeras vezes que acompanhou de perto a composição de grandes sucessos do Rei do Brega. “Tive a honra de ter o visto compor várias músicas, o vi fazer as duas versões de Garçom na minha frente, muitas vezes ele até pedia para eu cantar para ver a música numa voz feminina”, relembrou Ivanice.

“Reginaldo Rossi era meu patrão, amigo, professor e o pai presente que eu não tive”, disse a funcionária Do cantor, que viu seus dois filhos nascerem durante o período em que prestava serviços para a família.

Fãs interditam rua no Recife

A Rua da União, localizada atrás da Assembleia Legislativa de Pernambuco, foi o local escolhido pelos fãs de Reginaldo Rossi para fazerem suas homenagens ao Rei do Brega seguindo o estilo do cantor. Ao som dos clássicos do cantor, como “Leviana”, “Recife Minha Cidade”, “Garçom” e muitas outras, os fãs cantam, dançam e bebem, e devido a grande concentração de pessoas no local, os logradouros Travessa Correia Neto e Rua da União encontram-se interditados desde o final da manhã deste sábado (21).

Dentre os fãs está o fã clube de Reginaldo Rossi da cidade de Caruaru, Shirley Silva, integrante do grupo, era uma das que puxavam o coro: “Viva o Rossi, o novo Rei”. Também estavam participando da homenagem o casal José Henrique e Janete Luisa, recifenses apaixonados pelo cantor. “Rossi está vivo entre nós, ele sempre será o nosso Rei”, enfatizou o autônomo José Henrique.

Trilha sonorada da partida de Reginaldo Rossi

A despedida de Reginaldo Rossi na manhã deste sábado (21) foi embalada por sucessos do cantor interpretados pela dupla Sirano e Sirino.A dupla aproveitou sua passagem por Pernambuco, devido uma apresentação na cidade de Garanhuns, para se despedir do amigo, mas chegar a Recife desta maneira foi bastante doloroso para os artistas. De acordo com o cantor Sirano, Reginaldo Rossi é um grande amigo da dupla, um companheiro com o qual tiveram o prazer de dividir o palco algumas vezes.

“Reginaldo Rossi cantava de maneira maravilhosa, perdemos um mestre, mas a música era a sua grande alegria”, comentou Sirano, que ao lado do caixão do cantor, pegou sua sanfona e cantou músicas como “Pedaço de mau caminho”, “Garçom”, dentre outras de Dominguinhos e Luiz Gonzaga.

Cantar ao lado de Reginaldo Rossi, para Sirino, era uma emoção muito grande, segundo ele o cantor falecido ontem trazia sempre “paz, alegria e festa” em todos os encontros. E por não ter como homenagear o amigo sem a música, Sirino juntou-se a Sirano para cantar o que ele acredita ser um verdadeiro exemplo de vida. “Ele é o Nordeste, Pernambuco, Recife e o que o mundo quer, ele é alegria”, disse Sirino.

A dupla de forrozeiros se despediu de  Reginaldo Rossi tocando na safona o hino brasileiro e foi aplaudida pelo público presente de pé.Também estive presente no velório durante as primeiras horas de visitação aberta ao público o secretário estadual de saúde, Antônio Figueira.

Câncer no pulmão

O cantor do hit "Garçom" foi internado após ter recebido diagnóstico de derrame pleural, que é o acúmulo excessivo de líquido no espaço entre a pleura visceral (membrana que recobre o pulmão do lado de fora) e a pleura parietal (superfície interna da parede torácica). Na semana passada, foi descoberto que ele tinha câncer no pulmão.

Ao UOL o médico Iran Costa, que tratava o cantor, disse que apesar da melhora dos últimos dias, Reginaldo apresentou um agravamento nas funções renais e no pulmão nas últimas horas de vida. Segundo Costa, o tabagismo foi a principal causa da morte. O cantor era fumante assíduo há pelo menos 50 anos.
Reginaldo chegou a ser transferido para um quarto, mas retornou à UTI no dia 9 de dezembro, quando voltou a sentir dores. No mesmo dia foi submetido a uma nova cirurgia para a retirada de líquido no pulmão, com a instalação de um dreno.

Logo em seguida, ele iniciou o tratamento de quimioterapia e sessões de hemodiálise diária. Chegou a ter uma leve melhora no quadro clínico, mas na quinta-feira (19) voltou a respirar com ajuda de aparelhos.

O empresário do cantor, Antonio Mojica, contou ao UOL que antes de ser internado Reginaldo acreditava que estava com gripe. "Há um mês [antes do diagnóstico de câncer], ele falava que estava com gripe. Toda hora falava disso. Ele devia estar com problema no pulmão desde aquela época". Antonio afirma que o cantor fumava muitos cigarros por dia. "Ele fumava toda hora. Chegava a acender um cigarro no outro".

Reginaldo estava com show marcado para o Réveillon do Recife, no bairro do Pina. Ele deixa a mulher Celeide Rossi, com quem era casado havia mais de 30 anos, e com quem teve o filho Roberto.
Repercussão
Após a morte de Reginaldo Rossi, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, decretou luto oficial de três dias na cidade.
Em entrevista por telefone ao UOL, o cantor Falcão disse que o bom humor e "breguice" tão característicos do seu trabalho tiveram influências de Reginaldo Rossi. "Eu me inspirei nessa parte melódica e bem-humorada, quase sacana, que ele tinha", disse o cantor cearense.


Veja o que artistas postaram no Twitter

Roberta Miranda, cantora 
Gente ! Acordei com esta triste noticia . Temos registrada uma linda história . Obrigada meu Reginaldo Rossi

Serginho Groisman, apresentador
"A música brega é talvez a mais popular. Seu rei está morto. Passou a vida fazendo o que mais amava: cantar. RIP Reginaldo Rossi"

Astrid Fontenelle, apresentadora
"RIP meu querido #reginaldorossi. Muitas entrevistas, muita bagunça... Sujeito da melhor qualidade",

Nany People, humorista
"A música Romântica está triste... vá Brilhar no Céu Querido Mestre ... faleceu #ReginaldoRossi"

Tati Quebra Barraco, cantora
"Hoje é um dia de luto para todos os garçons o rei do brega Reginaldo Rossi, infelizmente fez a passagem. Vai em paz, vai com Deus!"

Falcão, cantor
"#Reginaldo O céu ficou mais brega, alegre e romântico"

Tico Santa Cruz, cantor
"Figuras emblemáticas de qualquer estilo merecem nosso respeito. Figuras emblemáticas de qualquer estilo merecem nosso respeito. O Brega de Reginaldo Rossi sempre foi leve e divertido. Fica esse brega de mal gosto atual e parte mais um artista que marcou sua história na música brasileira. Quando trabalhei como operador de Videokê, ouvi e até cantei sorrindo muitas vezes suas músicas. Luz no seu caminho"

Karina Buhr, cantora
"Reginaldo Rossi. O que vai ser de nós sem ele é que ele vai ficar do lado sempre, não tem jeito. Amor eterno"

Gaby Amarantos, cantora
"Nem consigo explicar o que estou sentindo, um mix de tristeza com alívio pois quando a gente ama alguém não aguenta ver o ser amado sofrendo e este homem na minha opinião é um dos MAIORES artistas do Brasil, estando no mesmo nível de Roberto Carlos mas a hipocrisia que alimenta o preconceito fez com que esse REI da música/voz/coragem não tivesse o reconhecimento que merecia"

Paulinho Serra, humorista
"Morreu com 69... Ironia ou não é uma maneira divertida de falar de um cara tão divertido. #RipReginaldorossi"

Ana Hickmann, apresentadora
"Gente, estou muito triste. Nosso grande amigo Reginaldo Rossi partiu. Papai do céu recebe este anjo ao seu lado, ele vai fazer muita falta. Força pra toda a família e para os fãs deste grande cantor"

Roberta Miranda, cantora
"Gente ! Acordei com esta triste noticia . Temos registrada uma linda história . Obrigada meu Reginaldo Rossi"

Arnaldo Branco, cartunista
"Morreu Reginaldo Rossi, uma espécie de Dicró da Jovem Guarda"

  • Reprodução/Instagram

    Roberta Miranda publica foto no Instagram


Trajetória

Reginaldo Rodrigues dos Santos Rossi nasceu em Recife no dia 14 de fevereiro de 1943 e ingressou na faculdade de engenharia, mas não chegou a se formar e trabalhou como professor de matemática.

Começou a carreira artística em 1964 imitando Roberto Carlos em bares e clubes da capital pernambucana. Na época, ele era acompanhado pelo conjunto The Silver Jets.

Em 1966, lançou o primeiro LP, "O Pão", seguido por "Festa dos Pães", no ano seguinte. Em 1970 se afastou do rock com "À Procura de Você", que o introduziu no gênero brega-romântico, do qual se tornaria um dos maiores expoentes, ao lado de nomes como Odair José, Amado Batista, Wando e Agnaldo Timóteo.

Em meados dos anos 1980, já com 18 discos gravados, Rossi era um sucesso de vendas no Norte e Nordeste, mas permanecia desconhecido no eixo Rio-São Paulo. Em 1987 lançou um de seus maiores sucessos, "Garçom", que o tornaria conhecido no Sul e Sudeste no fim dos anos 1990.

Ao longo de sua carreira, o cantor gravou com artistas como WanderléaRoberta Miranda e Planet Hemp, e aceitou de bom grado o título de "Rei do Brega". Com cerca de 50 álbuns lançados, ele recebeu 14 discos de ouro, dois de platina, um de platina duplo e um de diamante.

Em 2011, Rossi venceu o Prêmio da Música Brasileira na categoria de melhor cantor popular, pelo álbum ao vivo "Cabaret do Rossi", que também rendeu um DVD, em que fazia releituras de sucessos como "Taras & Manias", "Dama de Vermelho", "Boate Azul", "Amor I Love You", "Só Você" e "I Will Survive".

Em 2009, ele participou do quadro "Dança dos Famosos", no programa "Domingão do Faustão".