Topo

Jam de McCartney com remanescentes do Nirvana vence melhor música de rock

Do UOL, em São Paulo

27/01/2014 00h22

Uma jam feita por Paul McCartney com os remanescentes do Nirvana foi consagrada a melhor música de rock no Grammy Awards 2014, que acontece neste domingo (26), em Los Angeles. "Cut Me Some Slack" foi escrita e gravada pelo ex-Beatle com Dave Grohl, o baixista Krist Novoselic e o guitarrista Pat Smear, que gravou com Nirvana e Foo Fighters.

No palco, o vocalista e guitarrista do Foo Fighters e antigo baterista do Nirvana agradeceu aos "deuses do rock" pelo prêmio, incluindo o parceiro na canção. "Não estaríamos aqui sem o Paul e o Ringo, e por Black Sabbath e Rolling Stones. Essa canção levou duas horas para ser feita no meu estúdio, durante uma jam. Isso é o que o rock and roll deve ser", agradeceu.

Paul reforçou que a ideia toda partiu do convite de Grohl. "Ele disse: 'Vamos inventar alguma coisa'. E foi nisso que deu".

Citados no discurso, o Black Sabbath e os Stones concorriam ao prêmio com "God is Dead?" e "Doom and Gloom", respectivamente. Ozzy e sua trupe, no entanto, venceram na categoria melhor performance de metal com a música.

Já a música vencedora foi criada de improviso para o documentário produzido por Grohl, "Sound City", sobre o aclamado estúdio homônimo, localizado nas proximidades de Los Angeles, nos Estados Unidos. A ideia do documentário surgiu quando o estúdio precisou fechar as portas em 2011. O local serviu gravação do clássico disco do Nirvana, “Nevermind”.

Show de 2007 de Led Zeppelin vence melhor álbum
Um show gravado pelo Led Zeppelin em 2007 venceu o prêmio de melhor álbum de rock. “Celebration Day”, registro ao vivo do show que aconteceu em Londres há seis anos, foi lançado em novembro de 2012 e deixou para trás três dinossauros do rock, que provaram que ainda eram capazes de criar álbuns relevantes e inéditos: Black Sabbath com "13", David Bowie com "The Next Day" e Neil Young com "Psychedelic Pill".

Foi o primeiro prêmio que a banda recebeu na história do Grammy. O vocalista  Robert Plant acumulou gramofones por sua parceria junto à cantora Alison Krauss em 2007 e até subiu ao palco, em outra edição, junto ao seu parceiro de longa data, o guitarrista Jimmy Page, na colaboração deles nos anos 90. Porém, o Led Zeppelin, só recebeu o Lifetime Achievement Award em 2005.

Na categoria melhor performance de rock, os britânicos deixaram os novatos do Imagine Dragons vencerem com o hit "Radioactive".