Topo

Com letras nostálgicas, novo álbum do U2 sintetiza as várias fases da banda

Tim Cook e o U2 lançam o álbum "Songs of Innocence", parceria entre a Apple e a banda - Marcio Jose Sanchez/AP Photo
Tim Cook e o U2 lançam o álbum "Songs of Innocence", parceria entre a Apple e a banda Imagem: Marcio Jose Sanchez/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

09/09/2014 18h52

O U2 surpreendeu fãs do mundo todo nesta terça-feira (9) ao disponibilizar de graça na loja do iTunes seu novo álbum, "Songs of Innocence". O lançamento foi anunciado em uma coletiva de imprensa da Apple em Cupertino, na Califórnia.

De acordo com a empresa, é o maior lançamento de um disco na história, com 500 milhões de cópias sendo disponibilizadas nos aparelhos no mundo.

Bono Vox já afirmou em entrevistas que trata-se de um álbum "muito pessoal", o que fica nítido pelo tom das letras, nostálgicas, com referências e personagens que povoam o passado do músico.

Com produção de Danger Mouse, Flood, Paul Epworth, Ryan Tedder e Declan Gaffney, o disco traz uma sonoridade eclética, passeando pelas várias fases da banda irlandesa, na ativa desde 1976.

Conheça abaixo as músicas de "Songs of Innocence".

Capa de "Songs of Innocence", novo álbum do U2 - Divulgação - Divulgação
Capa de "Songs of Innocence", novo álbum do U2
Imagem: Divulgação

1. "The Miracle (of Joey Ramone)"

Com guitarras distorcidas, esse é o típico pop rock de melodia fácil do U2 fase pós-2000. Homenageia Joey Ramone, ex-vocalista dos Ramones, um dos grandes ídolos de Bono,  Nos versos, o vocalista relembra a primeira vez que ouviu a pioneira banda punk. "O som mais bonito que eu já ouvi / Estávamos peregrinos em nosso caminho."

2. "Every Breaking Wave"

Mais lenta, a faixa tem um instrumental com verve oitentista e refrão "levanta estádio", do jeito que o U2 gosta de fazer e já ensinou aos discípulos do Coldplay. A letra, que precisou ser reescrita junto de toda a música, aborda preocupações mundanas. 

3. "California (There Is No End to Love)"

Depois de homenagear os Ramones, o U2 presta aqui seu tributo aos Beach Boys. A introdução emula as harmonias vocais da banda de Brian Wilson. Traz a memória da primeira turnê do grupo à Califórnia, no início dos anos 1980.

4. "Song for Someone"

Com violões, a música fala de um amor ingênuo e verdadeiro, referência clara ao de Bono por sua mulher, Ali, com quem está junto desde a adolescência. O arranjo em crescimento lembra o do hit  "Walk On". Um dos momentos mais "anos 2000" do álbum.

5. "Iris (Hold Me Close)"

A guitarra reverbera "Pride (In the Name of Love)", enquanto a bateria impõe a pegada seca do pós-punk. Na letra, Bono rememora a perda da mãe, que morreu após passar mal no funeral do avô do vocalista, quando ele tinha 14 anos.

6. "Volcano"

Com o baixo distorcido de Adam Clayton à frente, a faixa é pontuada pelos variados timbres de guitarra de The Edge. Soa moderna, como um U2 carregado de Black Keys, embora mais "sintético".

7. "Raised by Wolves"

Essa é a tradição das canções politizadas do U2. A letra conta a história de um carro-bomba que explodiu perto da casa de Bono, trazendo uma sonoridade que retoma os primeiros álbuns da banda.

8. "Cedarwood Road"

Cadenciada e com algum "groove", presta homenagem a Guggi Rowan, amigo de infância do vocalista, que canta com nostalgia: "Era uma zona de guerra na minha adolescência / Eu ainda estou de pé naquela rua".

9. "Sleep Like a Baby Tonight"

Recheada de teclados, a balada remonta aos tempos de "Achtung Baby" (1991), com uma letra intimista que fala possivelmente sobre o pai de Bono. Destaque para ao belo solo do guitarrista The Edge no final da música.

10. "This Is Where You Can Reach Me"

Segundo Bono, a música, de levada mais pop, foi inspirada em um show do The Clash que ele e os companheiros assistiram em 1977. Saíram de lá arrebatados. "Rendição completa / A única arma que conhecemos."

11. "The Troubles"

Climática, traz a batida do trip-hop e a participação da cantora Lykke Li, que canta sozinha o refrão. Mais uma letra de cunho pessoal de Bono, desta vez sobre como superar seus receios e problemas.