Topo

Apple ajuda usuários a deletarem novo disco do U2 com um clique

Do UOL, em São Paulo

16/09/2014 11h07

O novo disco do U2, lançado gratuitamente pela Apple na semana passada, tinha como objetivo alcançar 500 milhões de ouvintes, mas a ação não saiu bem como planejado, e a empresa correu para criar uma forma de os usuários que não querem o álbum apagá-lo facilmente.

Lançado sem qualquer anúncio prévio, junto com o iPhone 6, “Songs of Innocence” foi disponibilizado em cópias digitais gratuitas no iTunes para mais de 500 milhões de usuários. A Apple informou que, uma semana após o lançamento, o disco já foi ouvido por 33 milhões de usuários. O número é impressionante, mas está aquém do megalomaníaco objetivo inicial.

Muitos usuários da Apple reclamaram do álbum ser baixado automaticamente no iTunes e sincronizado nos dispositivos da empresa, como o iPod, o iPhone e o iPad. A Apple se viu então forçada em divulgar uma ferramenta rápida para ensinar os usuários a se livrarem do álbum do U2.

“Alguns clientes pediram pela possibilidade de apagar ‘Songs of Innocence' de sua biblioteca, por isso montamos o itunes.com/soi-remove para que isso possa ser feito facilmente. Qualquer cliente que precisar de ajuda adicional deve entrar em contato com a AppleCare”, disse o porta-voz da Apple, Adam Howorth, à rede britânica BBC. No link, ao clicar no botão “remove album”, todo o disco é excluído do iTunes.

Coincidentemente ou não, Bono havia antecipado esse problema ao lançar o disco. Para aqueles que não queriam saber do U2, ele pedia: “[vejam como se] o sangue, o suor e as lágrimas de alguns rapazes irlandeses estivessem em seu lixo eletrônico".

De acordo com a revista “Billboard”, toda a ação do lançamento gratuito teria custado US$ 100 milhões (cerca de R$ 230 milhões).