Topo

Close errado? Por que só uma fotógrafa registra os shows do Guns no Brasil

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

18/11/2016 07h00

Se você é fã de Guns N' Roses e está acompanhando a sétima passagem da banda pelo Brasil deve ter notado que faltam registros profissionais dos shows. A explicação é simples. Com uma fotógrafa oficial da turnê, a trupe de Axl Rose, Slash, Duff e cia barrou fotógrafos de jornais, revistas e sites em seus shows.

Kat Benzova - Reprodução/Instagram/@katbenzova_rockphoto - Reprodução/Instagram/@katbenzova_rockphoto
Katarina Benzova, fotógrafa oficial da banda
Imagem: Reprodução/Instagram/@katbenzova_rockphoto

Apenas repórteres podem acompanhar as apresentações, o que deixa a imprensa refém de fotos do público e de divulgação liberadas posteriormente (e tardiamente) pela própria banda. Quem faz os cliques é Katarina Benzova, fotógrafa descoberta por Axl Rose em 2010.

Ex-modelo, Katarina Benzova acompanhava um amigo em um show da banda em Viena e fez alguns cliques despretensiosos publicados em sua conta do Instagram. As imagens chegaram até Axl Rose e agradaram o exigente vocalista do Guns N' Roses, que contratou a fotógrafa para seguir a banda em turnês.

Desde então, a fotógrafa natural da Eslováquia já excursionou com outras bandas e clicou Kiss, Aerosmith, Rolling Stones, Courtney Love e outros grandes do rock. Ela também chegou a namorar Richard Fortus, guitarrista do Guns N' Roses.

A restrição não é grande novidade. No primeiro show da reunião da banda, em 1º de abril deste ano, câmeras e até mesmo celulares do público foram banidos. Mesmo assim, vários registros do histórico show no Troubadour, em Los Angeles, acabaram vazando no mesmo dia.

Enquanto fãs que compraram ingressos por US$ 10 escondiam celulares para tentar algum raros registros, convidados circulavam nos bastidores com celulares e divulgaram imagens do show surpresa, entre eles a ex-BBB Clara Aguillar. Posteriormente, a banda divulgou imagens oficiais da apresentação.

Jornal canadense - Reprodução/Winnipeg Free Press - Reprodução/Winnipeg Free Press
Jornal canadense que tem os direitos da polêmica foto de Axl Rose declarou que não é possível controlar memes na internet
Imagem: Reprodução/Winnipeg Free Press

Apesar de as atuais decisões da banda passarem pelos empresários de Axl Rose, Slash e Duff McKagan, pesa a tese de que a ideia de banir os fotógrafos deve ter partido do vocalista, conhecido por não se dar muito bem com a imprensa.

No começo de junho, antes do início da perna norte-americana da turnê "Not In This Lifetime", Axl Rose entrou com um pedido formal ao Google e a empresas que tratam de violação de direitos autorais para remover uma foto da internet em que ele aparece gordo.

O clique foi feito pelo fotógrafo profissional Boris Minkevich, do jornal Winnipeg Free Press, durante um show no Canadá em 2010 e virou meme na internet, com diversas piadas sobre o peso do vocalista que era galã nos anos 80 e 90. Um representante do jornal chegou a comentar a polêmica em um comunicado.

"Só soubemos recentemente que a nossa foto virou meme, e - mesmo sem aprovar eticamente - é impossivel controlar algo viral. Bem-vindo à selva", diz o comunicado do veículo que tem os direitos da imagem, fazendo uma brincadeira com o nome de um dos maiores sucessos da banda, "Welcome To The Jungle".

Na época da polêmica foto, Axl Rose excursionava com Tommy Stinson (baixo), Dizzy Reed (teclados), Bumblefoot (guitarra), Chris Pitman (teclados e baixo), DJ Ashba (guitarra), Richard Fortus (guitarra e violão) e Frank Ferrer (bateria). Neste mesmo ano a banda passou pelo Brasil. Esta é a primeira vez que os profissionais não foram autorizados a registrar os shows do Guns N' Roses no Brasil.

maior jornal de Kansas City - Reprodução/Joe Ledford/The Kansas City Star - Reprodução/Joe Ledford/The Kansas City Star
29.jun.2016 - Fotógrafo de Kansas City, no Missouri (EUA), foi um dos poucos que registrou a atual turnê do Guns N' Roses
Imagem: Reprodução/Joe Ledford/The Kansas City Star

Nos Estados Unidos e Canadá, onde a banda já concluiu a turnê "Not In This Lifetime" são poucos os registros profissionais. Apenas cidades que receberam os primeiros shows, como Kansas City, no Missouri, levaram seus próprios fotógrafos. Já as críticas das últimas apresentações da turnê já aparecem ilustradas com cliques da fotógrafa oficial da banda, Katarina Benzova.

A passagem do Guns N' Roses pelo Brasil se encerra no próximo domingo (20), com um show no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Por lá, os fãs da banda devem curtir um show sem grandes atrasos e observar um Axl Rose mais tranquilo e consciente de que voltou a dividir o brilho de sua estrela com os seus antigos companheiros.

Mesmo depois de trocar os shorts de lycra pelas calças jeans surradas e colocar um chapéu por cima de sua marca registrada - a bandana - parece que algumas coisas nunca mudam para Axl Rose. E a exigência com sua própria imagem é uma delas.