Extrema-direita francesa vai processar Madonna por imagem de suástica

Patrick Vignal

  • Reprodução

    Imagem projetada no telão durante show de Madonna, com rosto da líder de ultradireita francesa Marine Le Pen

    Imagem projetada no telão durante show de Madonna, com rosto da líder de ultradireita francesa Marine Le Pen

A Frente Nacional, partido de extrema-direita da França, vai processar Madonna depois que a cantora exibiu imagens da líder do partido, Marine Le Pen, com uma suástica sobreposta ao rosto em um show em Paris no sábado (14), disse uma autoridade do partido.

O vídeo, exibido em um imenso telão, já tinha sido usado em outros shows da turnê da cantora norte-americana, e mostra o rosto de Madonna fundindo-se aos de outras figuras públicas, como o papa Bento 16 e o ex-presidente egípcio Hosni Mubarak, que foi derrubado por protestos populares no ano passado.

O rosto da líder da Frente Nacional aparece por alguns segundos com o símbolo fascista brevemente sobre ela, e é seguido pelo rosto de um homem que lembra Adolf Hitler. "Um processo por difamação será apresentado na próxima semana", disse Florian Philippot, vice-presidente da Frente Nacional, à Reuters.

Ele descreveu as imagens como uma provocação "inaceitável" por tentar associar Marine Le Pen, que obteve 18% no primeiro turno das eleições presidenciais na França em abril, com o fascismo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos