Pesquisa revela que a música pop está cada vez mais barulhenta e repetitiva

  • Mario Anzuoni/Reuters

    Justin Bieber, um dos destaques da música pop atual, se apresentou no Teen Choice Awards, onde recebeu quatro prêmios (22/7/12)

    Justin Bieber, um dos destaques da música pop atual, se apresentou no Teen Choice Awards, onde recebeu quatro prêmios (22/7/12)

  • http://img.uol.com.br/ico_ouvir.gif Ouça músicas pop na Rádio UOL

Pesquisa realizada na Espanha revela que a música pop está ficando mais alta, barulhenta e repetitiva. O estudo tomou como base o "Million Song Dataset", banco de dados com músicas pop feitas entre os anos de 1955 e 2010.

Liderados pelo pesquisador Joan Serra, um grupo de estudos de inteligência artificial colocou mais de 50 anos de música em complexos algoritmos. A conclusão foi a de que a música pop tornou-se mais alta, barulhenta e repetitiva em termos de acordes, melodias e tipos de som usados.

"Achamos uma evidência da progressiva homogeneização do discurso musical", disse Serra. "Em particular, obtivemos indicadores de que a diversidade de transições entre as combinações de notas --principalmente entre acordes e melodias-- diminuiu consistentemente nos últimos 50 anos". A chamada "palheta de timbres" também ficou mais pobre.

O "volume" considerado na pesquisa é o volume de um som quando ele é gravado. Há tempos a indústria musical é acusada de aumentar o volume em que as músicas são gravadas. No entanto, Serra diz que essa é a primeira vez que isso foi devidamente medido num banco de dados.

Outra conclusão da pesquisa é a de que sons antigos regravados mais altos, com uma progressão simples de acordes e diferentes instrumentos podem parecer mais novos e da moda. O estudo foi publicado na publicação Scientific Reports.

UOL Cursos Online

Todos os cursos