UOL Música

Publicidade

28/10/2006 - 03h11
Herbie Hancock é estrela do primeiro dia de Tim em São Paulo

da Redação

Reuters

Pianista Herbie Hancock que se apresentou em São Paulo

Pianista Herbie Hancock que se apresentou em São Paulo


Uma das atrações mais aguardadas desta edição do Tim Festival --os ingressos para a noite de sua apresentação foram os primeiros a se esgotar no Rio e em São Paulo--, Herbie Hancock empolgou a platéia paulistana do Auditório Ibirapuera, de cerca de 800 pessoas, com um show de quase duas horas. A noite teve antes a apresentação do italiano Stefano Bollani e do legendário pianista Ahmad Jamal.

Hancock, um dos pricipais nomes do jazz moderno, apresentou composições de várias fases de sua carreira. O músico foi aplaudido de pé pela platéia ao entrar no palco e abriu o show com "Sonrisa", música com toques latinos, da década de 80; prosseguiu com "Actual Proof", dos anos 70; dos anos 60 tocou "Maiden Voyage", "Dolphin Dance" (numa versão quase irreconhecível) e seu maior sucesso "Cantaloupe Island".

E a platéia estava lá realmente para ver Hancock. A cada solo, o tecladista, que se revezou entre o pino e um sampler Korg, era aplaudido freneticamente. No bis, o quarteto apresentou "Chameleon", que muitas pessoas, já de pé, dançaram nos corredores do auditório, e "One Finger Snap". A show acabou aproximadamente às 2h da madrugada.

Hancock se apresenta neste sábado (28) em Vitória e no domingo no Rio.

AHMAD JAMAL
Hancock pode ter sido o artista responsável por atrair a maior parte do público da noite, mas o show mais surpreendente ficou por conta do veterano Ahmad Jamal, 76. Hancock aliás, ao começar seu show, logo após o de Jamal, reverenciou o pianista: "Vocês acabaram de ouvir Ahmad Jamal, não é? Ele é uma influência para mim".

Jamal e seu trio subiram ao palco por volta das 22h30 e apresentaram durante cerca de uma hora um espetáculo vigoroso, de uma musicalidade visceral e intrigante.

Foi impossível ouvir a música sem se mexer na cadeira. Inquieto, o próprio Jamal durante o show também não parou sentado. Virou-se para os músicos, de costas para a platéia, levantou-se e andou pelo palco no meio das músicas, durante o solo dos outros instrumentistas.

Ídolo de figurões do jazz como Miles Davis e comparado a Duke Ellington, Count Basie e Art Tatum, Jamal consegue fazer um som grandioso e denso mesmo com a formação econômica de um trio.

Jamal se apresenta neste domingo (29) no Rio, com Bollani e Hancock.

STEFANO BOLLANI
Coube ao pianista Stefano Bollani a tarefa de abrir a noite. O músico e seu quinteto fazem uma música fragmentária e performática, e, em alguns momentos, interagem em pequenos esquetes. Um dos melhores momentos do show ficou por conta de "Quando la Morte Verrà a Prendermi", uma pequena pantomima musical que conta a história de um homem que muda de nome para enganar a morte.

O italiano terminou o espetáculo com uma versão quase fanfarrona de "Trem das Onze", de Adoniran Barbosa, cantada num português macarrônico.

"Essa música fez muito sucesso na itália, nos anos 60, com o título 'Figlio Unico' ('filho único' em italiano). Muitos italianos acham até que essa música é italiana", contou o pianista a UOL Música depois do concerto.

Bollani toca neste domingo (29) no Rio, com Jamal e Hancock.

NOTÍCIAS DO TIM FESTIVAL  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
01/11/2006

17h42- Karen O fala de Patti Smith e de como preparou o show do Yeah Yeah Yeahs no Brasil

16h46- Veja fotos dos shows de Beastie Boys, Yeah Yeah Yeahs e DJ Shadow no Tim Festival de Curitiba

15h26- Em noite fria e chuvosa, Ad-Rock, dos Beastie Boys, faz 40 anos no Tim Festival em Curitiba

31/10/2006

20h49- "Metrópolis": Veja a repercussão do show de Ahmad Jamal e Herbie Hancock

14h43- Veja trecho do show do TV on The Radio em São Paulo

14h43- Mombojó toca "O Mais Vendido" no Tim paulistano; assista

12h43- Duo Daft Punk faz a festa em São Paulo

12h40- Charlie Haden encerra Tim com show inesquecível

11h05- Tim Festival teve noite de rappers e Caetano Veloso

30/10/2006

21h04- Marcelo Negromonte, editor do UOL Música, faz balanço do Tim Festival

Mais Notícias