UOL Entretenimento Música
 

21/05/2010 - 02h36

Pela primeira vez no Brasil, ZZ Top compensa tempo perdido em retrospectiva de 40 anos dedicados à música

MARIANA TRAMONTINA
Da Redação
  • Dusty Hill, Billy Gibbons e Frank Beard durante show do ZZ Top no Via Funchal, em São Paulo (20/05/2010)

    Dusty Hill, Billy Gibbons e Frank Beard durante show do ZZ Top no Via Funchal, em São Paulo (20/05/2010)

Eles demoraram 40 anos para vir ao Brasil. E cerca de 6.000 pessoas viram nesta quinta-feira (20) o que os inconfundíveis barbudos Billy Gibbons e Dusty Hill e o cara-limpa Frank Beard guardaram durante esse tempo todo sem nunca ter trazido o ZZ Top ao país: uma retrospectiva de mais de quatro décadas dedicada à música para compensar, em pouco menos de duas horas, o tempo perdido.

Com meia hora de atraso, o ZZ Top surgiu ao palco do Via Funchal, em São Paulo, já ao som de "Got Me Under Pressure", rebocada de 1983, do disco "Eliminator". Barulhentos, em poucos acordes já se ouvia o baixo preciso de Hill ressoar por toda a casa com a guitarra limpa e alta de Gibbons, enquanto Beard marcava o ritmo na bateria.

Sem parafernálias ou pirotecnias, o show do ZZ Top é cru e direto. É blues e hard rock para quem gosta de ouvir e admirar as passagens virtuosas dos músicos com desenvoltura singular. Por outro lado, há também solos intermináveis que chegam à exaustão, como em "Just Got Paid". Mas quando soltam a voz, Gibbons e Hill não pecam: o primeiro com tons mais graves, e o segundo com timbres mais agudos.

O repertório foi idêntico ao setlist apresentado no Chile essa semana, e deve seguir o mesmo caminho no show que a banda repete nesta sexta-feira (21) no mesmo Via Funchal, em São Paulo, e em Porto Alegre no domingo (23). Estão lá os grandes sucessos "Francine", "Cheap Sunglasses", "Jesus Left Chicago" e "Brown Sugar", além da melhor sequência da noite com "Gimme All Your Lovin'", "Sharp Dressed Man" e "Legs".

Em cena, tudo estava em sintonia com a estética da banda: a bateria que simulava uma moto Harley Davidson e microfones em forma de escapamento. As mulheres, que também sempre marcaram presença nos vídeos e temas das músicas do trio, foram representadas por duas moças que subiram ao palco para protagonizar um ensaiado diálogo em português.

Na lista de questionamentos, perguntas como "vocês chegaram hoje a São Paulo?" e "como vocês vieram para cá?". Nas respostas de Gibbons, alguns monossilábicos "sim" e, rindo, "eu vim com a minha bicicleta". Quando as moças trouxeram o tradicional chapéu de Gibbons e questionaram o que o trio tocaria em seguida, o músico respondeu: "nós vamos tocar um blues", e introduziu uma versão de "Future Blues", de Willie Brown.

Houve também quem lembrasse --aos gritos na plateia-- de Dio, o ex-Black Sabbath que morreu no último domingo. Mas a homenagem já esperada do ZZ Top foi para Jimi Hendrix, que no final dos anos 60 descreveu Gibbons como o "melhor guitarrista jovem norte-americano", com "Hey Joe". Clássico reverenciado pelo público, que se dividiu entre roqueiros da mesma geração do trio texano, representantes de motoclubes, e pais e filhos uniformizados com camisetas iguais.

As guitarras, obsessão de Gibbons, foram trocadas poucas vezes durante o show, mas com destaque para o modelo peludo e branco durante "Legs" e as de cores verde, que surgiram no bis com "Viva Las Vegas", "La Grange" e "Tush". Hill também apareceu com seu baixo de modelo semelhante a cada troca, mostrando que a dupla vive em frequência além dos passos sincronizados.

Os carros e motos, temas assíduos nas músicas do ZZ Top, apareceram de todos os estilos, anos e modelos no telão instalado atrás do trio no palco. Além das imagens, os fãs foram recepcionados pela versão exclusiva de um carro PT Cruiser, que foi tunado em homenagem à visita do trio e rebatizado de ZZ Cruiser. O veículo entrará para o acervo de Billy Gibbons, um dos maiores entusiastas e colecionadores de automóveis customizados e Hot Rods do mundo.

Veja as músicas que o ZZ Top tocou em São Paulo:

"Got Me Under Pressure"
"Waitin' For The Bus"
"Jesus Just Left Chicago"
"Pincushion"
"I'm Bad, I'm Nationwide"
"Future Blues" (cover de Willie Brown)
"Rock Me Baby"
"Cheap Sunglasses"
"Francine"
"I Need You Tonight"
"Hey Joe" (cover de Jimi Hendrix)
"Brown Sugar"
"Party On The Patio"
"Just Got Paid"
"Gimme All Your Lovin'"
"Sharp Dressed Man"
"Legs"

(bis)
"Viva Las Vegas"
"La Grange"
"Tush"

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host