Fãs de Michael Jackson se reúnem em Nova York para seu aniversário

NOVA YORK, EUA, 29 Ago 2009 (AFP) - Uma multidão de fãs de Michael Jackson desafiaram a chuva e se reuniram neste sábado em um parque de Nova York para comemorar o 51º aniversário do ídolo, morto em 25 de junho passado aos 50 anos.

A homenagem reuniu entre 7.000 e 10.000 pessoas, segundo a polícia, em Prospect Park, no Brooklyn.

O diretor de cinema Spike Lee organizou o evento, que inclui uma apresentação do DJ de hip hop Spinna.

Spike Lee filmou Michael no Brasil como parte do videoclipe da canção "They Don't Care About Us", um tema controvertido do álbum History (1995), cuja letra o cantor foi logo obrigado a mudar, depois de acusações de antissemitismo.

Os festejos do aniversário de Jackson em várias cidades dos Estados Unidos e do mundo aconteceram no dia seguinte do anúncio de que sua morte havia sido causada por uma "intoxicação aguda por propofol" e outras cinco drogas receitadas, segundo o Instituto Médico Legal de Los Angeles (Califórnia, oeste dos EUA) que acabou com um suspense de várias semanas.

Segundo o laudo do IML, o Rei do Pop não resistiu a uma "grave intoxicação" com o poderoso anestésico propofol combinada com um coquetel de medicamentos diversos, e qualificou a morte de "homicídio".

Gente de todas as idades - crianças, adolescentes, jovens e adultos- em maioria negros, compareceu ao parque, onde um pequeno palco foi instalado sobre a grama.

Outras cidades do mundo também festejaram o aniversário do cantor.

A Cidade do México buscou conquistar o recorde mundial de dança a Barcelona, com entre 12.000 e 15.000 pessoas movimentando-se ao ritmo de "Thriller".

Em Paris, os vídeos de Michael Jackson foram projetados no Gran Rex, a maior sala da Europa.

Os funerais do artista estão previstos para o dia 3 de setembro, numa cerimônia privada no cemitério Forest Lawn de Glendale, subúrbio de Los Angeles. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos