TV alemã revela ter feito vídeo de Michael Jackson "vivo"

MARCIO DAMASCENO

De Berlim

Uma rede de TV alemã exibiu o making of de um vídeo visto por milhares de pessoas na internet no qual um suposto Michael Jackson aparece vivo, saindo de um veículo que transportou seu cadáver. O vídeo, de pouco mais de 20 segundos, mostra um furgão que entra no que parece ser a garagem de um prédio.

Após estacionar, um homem que já está no local abre a porta traseira do veículo --que traz escrita a palavra "coroner" (legista, em inglês)--, deixando passar uma pessoa de aparência frágil que protege o rosto. Ambos entram a seguir por uma porta, deixando a garagem. A placa do veículo leva o mesmo número que a do furgão que transportou o corpo de Jackson no dia de sua morte.

  • Vídeo reproduzido na internet e exibido no programa Explosiv, da rede alemã RTL

O vídeo já foi visto por milhares de pessoas no site YouTube. Só nas primeiras 24 horas após sua divulgação, foi assistido 140 mil vezes. O making of da filmagem foi exibido no programa Explosiv, da rede alemã RTL.

O experimento, segundo a emissora, foi realizado para “provar como é fácil a divulgação de informações falsas na internet”. “Nós mesmos nos surpreendemos com a rapidez da repercussão do vídeo”, disse à BBC Brasil Heike Schultz, porta-voz da RTL. “Na internet, foram registrados mais de 3,5 milhões de comentários sobre o vídeo”, acrescentou.

Alguns fãs de Michael Jackson se incomodaram com a brincadeira usando a imagem do ídolo. A emissora, entretanto, destaca que não teve o intuito de ofender os admiradores do cantor. “Escolhemos Michael Jackson porque, para esse experimento, tínhamos que lidar com um tema atual e de alcance mundial. Mas poderíamos ter optado por um outro personagem, se o momento fosse outro”, disse Schultz.

“Não tivemos a intenção de ofender ninguém, nem de manipular ou confundir as pessoas, por isso a RTL retirou o vídeo da internet poucas horas depois”, afirma. A RTL lembra que divulgou um comunicado de imprensa informando sobre a falsidade do filme, pouco antes de colocar o clipe na internet.

Mesmo assim, alguns veículos europeus abordaram o assunto, especulando sobre uma suposta encenação da morte do artista. Entre eles estão o britânico "Daily Telegraph" e o tablóide alemão "Bild".

UOL Cursos Online

Todos os cursos