Morre aos 80 anos Manuel Galbán, integrante do Buena Vista Social Club
-
Alejandro Ernesto/EFE
O músico Manuel Galbán, integrante do Buena Vista Social Club (jan/2010)
- OUÇA BUENA VISTA SOCIAL CLUB
Havana, 8 jul (EFE) - O guitarrista e compositor cubano Manuel Galbán, fundador do quarteto Los Zafiros e um dos músicos do projeto Buena Vista Social Club, morreu nesta quinta-feira (7) em Havana, aos 80 anos, informaram os meios oficiais.
A imprensa cubana não divulgou a causa da morte do músicos, que terá suas cinzas sepultadas hoje no cemitério Cristóbal Colín, em Havana.
Nascido na cidade de Gibara em 14 de janeiro de 1931, a carreira musical de Galbán começou na década de 1960, quando fundou e liderou em Cuba o quarteto Los Zafiros, no qual tocava guitarra e se tornou popular como "o quinto zafiro".
Foi aclamado internacionalmente com o projeto do Buena Vista Social Club, criado em 1996, com o qual fez turnês mundiais e dividiu o palco com outros grandes nomes da música cubana, entre eles Ibrahim Ferrer, Omara Portuondo, Cachaito López, Compay Segundo, Eliades Ochoa e El Guajiro Mirabal.
O criador do Buena Vista, o guitarrista e produtor norte-americano Ry Cooder, criou para Galbán um projeto individual com o álbum "Mambo Sinuendo" (2003), que foi indicado ao Grammy Latino em 2003 e ganhou o Grammy de Melhor Álbum de Música Pop Instrumental em 2004.
Em sua carreira de mais de seis décadas, Galbán também participou de outros grupos cubanos, como a orquestra Villa Blanca, a banda Batey, a Vieja Trova Santiaguera e Afrocuban All Stars, e recebeu distinções como a Ordem pela Cultura Nacional.
Seu último trabalho é o singelo "Blue Cha Cha", que sairá em breve pelo selo espanhol Producciones Montuno.