Artistas latinos exigem restituição de 31 categorias do Grammy


Washington, 4 ago (EFE).- A Fundação Nacional Latina para as Artes (NHFA, na sigla em inglês) enviou nesta quinta-feira uma carta à Academia Nacional da Arte e da Ciência da Gravação (Naras) na qual solicita a restituição de 31 categorias do Grammy, uma vez que sua abolição "afeta adversamente" a comunidade latina.
 
A NHFA exortou a Naras a "reconsiderar" a decisão, já que caso contrário ficará demonstrado que se "procura reduzir a diversidade do Grammy e eliminar os selos menores da competição".
 
"Enquanto o Grammy Latino é um elemento fundamental que reconhece as conquistas dos artistas latinos, o fato de eliminar a categoria de Latin Jazz do Grammy geral é uma decisão míope e não permite reconhecer a contribuição da música latina ao cenário musical dos EUA", afirma a nota.
 
O pedido da NHFA se soma a outro enviado em maio no qual músicos de 14 países, entre eles estrelas como Eddie Palmieri, Larry Harlow, Arturo O'Farrill e Bobby Sanabria, expressaram seu "profundo pesar" pela decisão de eliminar a categoria de jazz latino do Grammy.
 
A Nara anunciou em abril passado que reduzirá de 109 para 78 o número de categorias que entregará na próxima cerimônia do Grammy, em fevereiro de 2012. Esta será a primeira grande reforma desde a criação deste prêmio, em 1959.

UOL Cursos Online

Todos os cursos