Obras de Tom Jobim e Villa-Lobos abrem Festival de Música de Cartagena
-
Juan Esteves/Folhapress
O compositor e maestro brasileiro Tom Jobim posa para fotos no Maksoud Plaza, em São Paulo (SP)
Cartagena (Colômbia) - Composições do polonês Frédéric Chopin e dos brasileiros Tom Jobim e Heitor Villa-Lobos abriram nesta sexta-feira (6) o 6º Festival Internacional de Música da cidade colombiana de Cartagena.
Interpretadas pela Orquestra Sinfônica de São Paulo, a obra "Banzaglia", de Jobim, o "Concerto para piano n.º 1 em mi menor, Op. 11", de Chopin, e as "Bachianas Brasileiras No.4", de Villa-Lobos, se misturaram no Teatro Adolfo Mejía. Esta seleção de músicas representou o espírito desta edição, que procura unir a obra de clássicos europeus aos "sons das Américas".
"Temos algumas obras de compositores europeus, mas estamos centrados nas Américas, então cada concerto tem uma obra que foi escrita por algum compositor desde o Canadá até o Chile", disse à Agência Efe o diretor artístico do festival, o pianista Stephen Prutsman.
O festival, que irá até 14 de janeiro de 2012, oferecerá 33 concertos com uma seleção excelente de música para todos os gostos, com a expectativa de lotar as coloniais praças e capelas da turística Cartagena das Índias.
O festival ainda enfeitará as noites mágicas do balneário com diversas apresentações, entre elas a de "Brasil Mágica", a cargo do grupo Maracatu Nação Pernambuco.