Melhor artista e melhor álbum: David Bowie é o destaque do Brit Awards
O cantor britânico David Bowie, morto em janeiro de 2016, ganhou nesta quarta-feira (22) de forma póstuma o prêmio Brit de artista do ano no Reino Unido.
Bowie, que lançou o álbum "Blackstar" dois dias antes de sua morte, venceu nessa categoria os músicos Craig David, Michael Kiwanuka, Skepta e Kano.
O autor de "Starman" praticamente monopolizou o protagonismo desde o início da cerimônia do Brit, vencendo também na categoria de melhor álbum ("Blackstar").
Já a cantora Emeli Sandé foi coroada como melhor artista britânica feminina e The 1975 como melhor banda no Reino Unido.
O filho de Bowie, Duncan Jones, e o ator Michael C. Hall foram os encarregados em subir ao palco do estádio O2 Arena de Londres para receber os prêmios do cantor.
"Eu perdi meu pai ano passado. E eu também me tornei pai. E passei muito tempo depois de superar o choque tentando descobrir o que eu gostaria que me filho soubesse sobre o avô. E eu acho que é o mesmo que os fãs souberam nos últimos 50 anos", disse Jones ao receber o prêmio de álbum britânico do ano.
"Ele sempre apoiou aquelas pessoas meio estranhas e diferentes. Então esse prêmio é para todos os loucos e para todas as pessoas que fazem loucuras. Obrigado aos fãs", completou.
"Vim em seu nome e no de sua família para aceitar este prêmio, testemunho de um homem que nunca esteve atado a nada mais que sua imaginação sem fronteiras", afirmou antes Michael C. Hall sobre Bowie, que já havia recebido o Brit de melhor artista britânico nos anos 1984 e 2014.
Na última vez que Bowie ganhou este prêmio, em 2014, a modelo Kate Moss foi quem subiu ao palco, vestida de forma similar ao personagem Ziggy Stardust, criado por Bowie, para receber a estatueta.
Este ano, o Brit Awards contou com shows de nomes como Chris Martin, que homenageou o cantor George Michael, Katy Perry, com participação de Skip Marley, Bruno Mars, Robbie Williams, Skepta, Emeli Sande e Ed Sheeran, que se apresentou ao lado do rapper Stormzy.
Veja os vencedores do Brit Awards
Artista britânico
David Bowie
Artista Britânica
Emeli Sandé
Grupo britânico
The 1975
Revelação
Rag n’Bone Man
Melhor single
Little Mix – “Shout Out to My Ex”
Melhor álbum
David Bowie – “Blackstar”
Melhor videoclipe
One Direction – “History”
Artista estrangeiro
Drake
Artista estrangeira
Beyoncé
Grupo estrangeiro
A Tribe Called Quest
Ícone global
Adele
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.