Gravadora de Jack White vai relançar raridades do blues e jazz
Do UOL, de São Paulo
A Third Man Records, gravadora do guitarrista Jack White, vai relançar em vinil e em formato digital, a partir do mês que vem, parte do católogo da Paramount, que contava com artistas precursores do blues, jazz e gospel, como Louis Armstrong, Ma Rainey, Fletcher Henderson, Blind Lemon Jefferson, Jelly Roll Morton, King Oliver, Ethel Walters, entre outros.
O resgate de parcela considerável das raízes da música americana, "The Rise and Fall of Paramount Records, Volume One", vai compreender a primeira década da companhia, de 1917 a 1927, com um total de cerca de 800 músicas de 172 artistas.
Segundo a revista "Rolling Stone", a coleção terá um pendrive contendo as faixas e um aplicativo que ajudará a explorar todo o acervo. Compondo o pacote, serão incluídos 200 anúncios publicitários restaurados e imagens relacionadas à gravadora, além de dois livros e de seis LP´s de 180 gramas, com 87 faixas da primeira década da Paramount.
Grandioso, o projeto envolveu cerca de 40 pessoas, em uma parceria entre a Third Man e a Revenant Records. Segundo o fundador da Revenant, Dean Blackwood, foi ele quem convenceu Jack White a participar do relançamento, mostrando a linha do tempo do rico catálogo da Paramount.
"Isso foi realmente o momento revelador", disse à revista "Rolling Stone". "Meio que olhando para esses discos na minha parede e pensando: 'Por que essa história nunca foi contada?'"
A coleção "The Rise and Fall of Paramount Records, Volume One (1917-27)" será lançada pela Third Man e pela Revenant no dia 29 de outubro nos Estados Unidos. O lançamento mundial está previsto para 19 de novembro.
Atualmente, o guitarrista do White Stripes está trabalhando em novas músicas para outra de suas bandas, o Dead Weather. O grupo tem dois discos lançados, "Horehound", de 2009, e "Sea Of Cowards", de 2010.