Topo

Médicos suspendem remédio que controlava pressão de Reginaldo Rossi

Reginaldo Rossi tem câncer de pulmão - Marcos Hermes/Divulgação
Reginaldo Rossi tem câncer de pulmão Imagem: Marcos Hermes/Divulgação

Do UOL, de São Paulo

14/12/2013 13h31

Internado com câncer de pulmão, o cantor Reginaldo Rossi apresentou melhoras relativas à pressão arterial e à função renal, de acordo com um boletim médico divulgado neste sábado (14).

Os médicos informaram que foi superada a necessidade de remédios para controlar a pressão do cantor, internado na UTI do Hospital Memorial São José, no Recife, e que a melhora no funcionamento dos rins foi "discreta".

De acordo com a equipe médica, o primeiro ciclo de quimioterapia foi encerrado nesta sexta e recomeçará dentro de 21 dias. Ele respira com a ajuda de aparelhos e realiza sessões de hemodiálise.

Ainda de acordo com o boletim, houve evolução laboratorial com "melhora efetiva" do leucograma -- que indica a quantidade de leucócitos, os glóbulos brancos, que fazem parte do sistema imunológico. O quadro de Rossi é considerado crítico pelos médicos.

Entenda o caso

O cantor está internado desde o dia 27 de novembro, quando sentiu fortes dores no peito e foi diagnosticado com derrame pleural, caracterizado pelo acúmulo excessivo de líquido no espaço entre a pleura visceral (membrana que recobre o pulmão do lado de fora) e a pleura parietal (superfície interna da parede torácica).

Ele chegou a ser transferido para o quarto, mas retornou à UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na manhã de segunda (9), quando voltou a sentir dores. À noite, teve que ser submetido a uma nova cirurgia para a retirada de líquido no pulmão, com a instalação de um dreno.

Ouça entrevista com o médico Jorge Pinho

Biografia

Reginaldo Rodrigues dos Santos Rossi nasceu em Recife em 14 de fevereiro de 1944 e ingressou na faculdade de engenharia, mas não chegou a se formar e trabalhou como professor de matemática.

Sua carreira artística teve início em 1964, imitando Roberto Carlos em bares e clubes da capital pernambucana. Na época, era acompanhado pelo conjunto The Silver Jets.

Em 1966, lançou seu primeiro LP, "O Pão", seguido por "Festa dos Pâes", no ano seguinte. Em 1970, se afastou do rock com "À Procura de Você", que o introduziu no gênero brega-romântico, do qual se tornaria um dos maiores expoentes;

Em meados dos anos 1980, com 18 discos gravados, Rossi já era um sucesso de vendas no norte e nordeste, mas permanecia desconhecido no eixo Rio-São Paulo. Em 1987 lançou um de seus maiores sucessos, "Garçom", que o tornaria conhecido no sul e sudeste no fim dos anos 1990.

Ao longo de sua carreira, o cantor já gravou com artistas como Wanderléa, Roberta Miranda e Planet Hemp, e aceitou de bom grado o título de "rei do brega".

Com cerca de 50 álbuns lançados, recebeu 14 discos de ouro, dois de platina, um de platina duplo e um de diamante.

Em 2011, Rossi venceu o Prêmio da Música Brasileira na categoria de melhor cantor popular, pelo álbum ao vivo "Cabaret do Rossi", que também rendeu um DVD, em que fazia releituras de sucessos como  "Taras & Manias", "Dama de Vermelho", "Boate Azul", "Amor I Love You", "Só Você" e "I Will Survive".

Tradutor: do Hospital Memorial São José, no centro do Recife