Topo

Ryan Lewis, parceiro de Macklemore, vai às ruas perguntar quem é Ryan Lewis

Do UOL, em São Paulo

03/06/2014 19h17

A dupla se chama Macklemore & Ryan Lewis, duo de rap que mais se destacou no gênero no último ano e dono de quatro prêmios do Grammy 2014. Enquanto o rapper Macklemore toma à frente das apresentações, o produtor Ryan Lewis mantém certa discrição ao lado do amigo. Responsável pelas batidas pop nas músicas da dupla, Lewis está sempre ao fundo no palco, quase encoberto pelas picapes.

Para saber se ele usufrui da mesma fama que Macklemore, o apresentador Jimmy Fallon convidou o próprio Lewis para ir às ruas de Nova York, sem qualquer disfarce, e perguntar às pessoas: afinal, quem é Ryan Lewis e o que ele faz?

Nas ruas, quase ninguém reconheceu Lewis antes de ele se identificar. Com bom humor, o produtor recebeu respostas como "não faço ideia do que ele faz" ou "ele é o apoio [de Macklemore]".

No final do vídeo, ele se dirige a Macklemore, como se fosse mais uma pessoa na rua, e questiona: "O que Ryan Lewis realmente faz?", no que o amigo responde: "Para ser honesto? Não faço ideia". Veja o episódio no vídeo abaixo, em inglês.

Quem é Macklemore & Ryan Lewis

Desde o surgimento de Eminem, em 1999, não se via um rapper branco com tanta relevância no cenário norte-americano. Até que Ben Haggerty adotou o codinome Macklemore, construiu uma forte base de fãs na internet e, no final de 2012, lançou sua "Thrift Shop" ao topo da principal parada de hits dos Estados Unidos, a Billboard Hot 100. E enquanto todos ainda procuravam saber ao certo quem era o responsável pelo sucesso instantâneo, esse jovem de menos de 30 anos já tirava mais um hit da manga: "Can't Hold Us", que em maio de 2013 último chegou ao primeiro lugar das paradas.

É com seu codinome ao lado de um agregado que Ben Haggerty se apresenta. Ryan é um produtor e grande amigo de Ben, e juntos eles gravaram algumas canções que entraram no EP "The VS." (2009)  e "The VS. Redux" (2010). O resultado da boa parceria é o álbum "The Heist" (2012), que consagrou os grandes hits da dupla: "Same Love" (um hino ao casamento gay), "Thrift Shop" (sua crítica ao consumismo) e "Can't Hold Us". Macklemore, no entanto, deu o pontapé inicial da sua carreira em 2000, quando lançou o EP "Open Your Eyes" sob o nome de Professor Macklemore.

O rapper conquistou uma legião de admiradores com o apelo pop de suas canções, letras engajadas, sem a tradicional ostentação da classe, e chamou a atenção de uma nova geração do gênero. Para coroar o grande momento da carreira, ele levou três astronautas no VMA (Video Music Awards) da MTV e foi indicado a sete prêmios no Grammy 2014, faturando quatro importantes deles: melhor álbum de rap por "The Heist", melhor canção de rap por "Thrift Shop" (com participação do cantor Wanz), melhor performance de rap também por "Thrift Shop" e artista revelação.

Na época, veículos estrangeiros questionarem a participação do álbum de Macklemore & Ryan Lewis na categoria de rap do Grammy por conta do imenso apelo pop de "The Heist". O próprio Macklemore veio a público dizer que Kendrick Lamar deveria levar o gramofone para casa. "Você foi roubado. Eu queria que você tivesse ganho. É estranho e chato eu ter roubado você. Eu ia dizer isso durante o meu discurso, mas a música começou a tocar e eu paralisei. De qualquer maneira, você sabe o que é isso. Parabéns pelo seu ano e por sua música. Eu te admiro como artista e como amigo", escreveu o Macklemore.