Topo

Após processo, Deadmau5 acusa Disney de usar música sem autorização

Do UOL, em São Paulo

05/09/2014 12h39

Após a Walt Disney Company entrar com um processo contra Deadmau5, codinome do DJ Joel Zimmerman, alegando que o capacete em formato de camundongo usado por ele remete ao personagem Mickey Mouse, o artista passou a atacar publicamente a empresa. Ele ainda acusa a Disney de utilizar uma música sua, sem autorização, em um vídeo.

“Ok, rato, eu nunca dei à Disney autorização para usar minha faixa”, escreveu no Twitter, ao divulgar o link do vídeo com o título "Ghosts 'n' Stuff Re-Micks", um clipe descrito como um “desenho animado assustador Re-Micks ao som de ‘Ghosts ‘n’ Stuff’ de Deadmau5”.

“A Disney está usando ilegalmente o meu trabalho e confundindo as pessoas, que pensam que eu atualmente trabalho com esses idiotas”, escreveu no Twitter, ao postar cópia do e-mail enviado à empresa com pedido formal de exclusão da música.

A Disney ainda não se pronunciou sobre a acusação, mas retirou o vídeo do ar.

O produtor também defende que o motivo da Disney processá-lo é sua recusa em participar da compilação de remixes lançado pela empresa em abril de 2014, sob o nome de “Dconstructed”. O álbum conta com nomes incensados da música eletrônica como Avicci, Armin Van Buuren, U.N.K.L.E. “Eles querem dinheiro da música eletrônica também”, acusou Deadmau5.

No começo da semana, ao ser avisada do processo da Disney, a advogada do DJ, Dina LaPolt, defendeu o uso do capacete como marca registrada do artista. "Considerando que ele usa o item tanto nos Estados Unidos quanto ao redor do mundo há dez anos, nos perguntamos o porquê de a Disney decidir tomar essa decisão apenas agora. Estamos preparados para proteger o que é de direito dele", disse ela ao site “TMZ”.

A Disney alega que a decisão prejudicará seus negócios e confundirá os consumidores.

Lei Mickey Mouse
A Disney é acusada de fazer lobby no congresso americano para proteger suas marcas, personagens e histórias do domínio público. O prazo de proteção do "copyright" nos Estados Unidos era de 75 anos a partir da criação, sendo assim, o personagem Mickey Mouse, criado em 1928, seria de domínio público em 2003.

Em 1998, a pressão da indústria fez com que o Congresso mudasse as regras. Conhecida como “Lei Mickey Mouse”, a obra intelectual agora é protegida por 95 anos, após a data de criação, o que dá a Disney direito autoral sob Mickey até 2023.