Topo

Queens of the Stone Age toca pela 4ª vez no Brasil: saiba o que esperar

Do UOL, em São Paulo

25/09/2014 06h00

Formado na cidade californiana Palm Desert, o Queens of the Stone Age trouxe o “frescor” do deserto ao marasmo roqueiro do final da década de 1990. Em uma época em que o pós-grunge e o new metal se estapeavam por espaço no "mainstream", o grupo do guitarrista e vocalista Josh Homme (ex- Kyuss) surgia como um ponto fora da curva.

Dando uma sonoridade alternativa ao peso dos anos 1970, ganhou envergadura com o chamado stoner rock: um estilo minimalista, repleto de quebras rítmicas e com certo groove psicodélico. Com essa fórmula, álbuns como “Queens of the Stone Age” (1998), “Rated R” (2000), “Songs for the Deaf”  (2002) e “Lullabies to Paralyze” (2005) caíram instantaneamente nas graças do público --e, principalmente, da crítica. A banda chegou a ser apontada como uma das “salvadoras” do rock.

Exageros à parte, o Queens se apresenta nesta quinta-feira (25), no Espaço das Américas, em São Paulo. É a quarta passagem pelo Brasil, a primeira longe de festivais --onde a banda se consolidou. O grupo tocou no Rock in Rio de 2001 (quando o ex-baixista Nick Oliveri causou polêmica e chegou a ser detido a pedido de um juiz por tocar nu), no SWU de 2010 e no Lollapalooza de 2013.

Com numeroso séquito de fãs espalhados pelo Brasil, que consegue a proeza de juntar indies e “headbangers”, o show “solo” parecia questão tempo. Os ingressos para a apresentação em São Paulo, que faz parte da turnê mundial do disco mais recente do grupo, “…Like Clockwork" (2013),  estão esgotados desde junho.

Além das as faixas do novo trabalho, como "My God Is the Sun", "I Sat by the Ocean" e "The Vampyre of Time and Memory", a banda deve executar músicas de todos os outros cinco discos de estúdio, com destaque especial para o clássico “Songs for the Deaf“ (2002). “No One Knows”, “Go with the Flow”, “First It Giveth” e “You Think I Ain't Worth a Dollar, But I Feel Like a Millionaire" são presenças obrigatórias.

Atualmente, a banda é formada por Josh Homme (vocal e guitarra), Troy Van Leeuwen (guitarra, backing vocals, teclados, lap steel), Dean Fertita (teclados, guitarra, backing vocals), Michael Shuman (baixo, backing vocals, percussão) e Jon Theodore (bateria, percussão).

Veja o setlist do show da banda na Cidade do México, realizado no último domingo.

1. "You Think I Ain't Worth a Dollar, but I Feel Like a Millionaire"
2. "No One Knows"
3. "My God Is the Sun"
4. "Smooth Sailing"
5. "In My Head"
6. "Kalopsia"
7. " Feel Good Hit of the Summer"
8. "The Lost Art of Keeping a Secret"
9. "The Vampyre of Time and Memory"
10. "If I Had a Tail"
11. "Little Sister"
12. "Fairweather Friends"
13. "Make It Wit Chu"
14. "I Appear Missing"
15. "Sick, Sick, Sick"
16. "Go With the Flow"
17. " Do It Again"
18. "A Song for the Dead"