PUBLICIDADE
Topo

Após polêmica com Cristiano Araújo, Zeca Camargo se desculpa e erra nome

Do UOL, em São Paulo

29/06/2015 14h09

O apresentador Zeca Camargo pediu desculpas ao vivo pela polêmica análise sobre o cantor Cristiano Araújo, vítima de um acidente de carro na quarta-feira (24), aos 29 anos, exibida na noite de domingo (28), na Globo News. 

Durante sua participação no "Vídeo Show", nesta segunda-feira (29), Zeca afirmou que tem "admiração" pela história do sertanejo, mas acabou cometendo uma gafe. A exemplo de Fátima Bernardes, Zeca confundiu o sobrenome do cantor e do jogador português Cristiano Ronaldo.

“Eu gostaria de aproveitar porque escrevi um comentário na Globo News sobre essa cobertura e acabei sendo, talvez, mal interpretado por alguns fãs. Gostaria de deixar claro que tenho a maior admiração por qualquer artista, sobretudo o 'Cristiano Ronaldo', que não está mais com a gente, que começou com a gente de uma maneira bonita e estourou. Gostaria de me desculpar com quem talvez tenha entendido mal esse texto”, disse.

"Está perdoado", comentaram os apresentadores do programa. No Twitter, no entanto, Zeca não passou incólume. "Suas desculpas seriam mais verdadeiras se você tivesse falado "Cristiano Araújo" e não "Cristiano Ronaldo" que foi o que você disse", criticou uma fã de sertanejo. "Aí o Zeca Camargo tem a oportunidade de pedir desculpas ao vivo no Video Show, e chama o Cristiano, de Cristiano Ronaldo. Chega por hoje", escreveu outro usuário.

"Ídolos de verdade"
Na análise que Zeca fez para o "Jornal das Dez", da Globo News, ele diz que o cantor "talvez tenha morrido cedo demais para provar que poderia ser uma paixão nacional". Ele lista as mortes de Ayrton Senna, Mamonas Assassinas e Lady Di para questionar: "Como, então, fomos capazes de nos seduzir emocionalmente por uma figura relativamente desconhecida? A resposta está nos livros de colorir", ele compara. Segundo Zeca, esse fenômeno editorial destaca "a pobreza da atual alma cultural brasileira". 

A crítica fez com que os sertanejos protestassem nas redes sociais. Artistas como Israel Novaes, Fernando e Sorocaba, Marcos e Belutti, Munhoz e Mariano, e Henrique e Juliano publicaram imagens em que aparecem tampando os ouvidos após o apresentador afirmar que "de uma hora para outra, fãs e pessoas que não tinham ideia de quem era Cristiano Araújo partiram para o abraço coletivo". 

"Tentando tapar o ouvido para tanta bobagem. É triste ver em rede nacional o jornalista Zeca Camargo subestimando, nas entrelinhas da sua reportagem, a força da nossa música sertaneja e a força dos nossos ídolos", reclamou Sorocaba, da dupla Fernando e Sorocaba.

A dupla Henrique e Juliano publicou a imagem de um vaso sanitário com o nome do apresentador. "Tive o desprazer de ouvir suas palavras na televisão e é claro que fiquei espantado com o tamanho do teu despreparo e incompetência. O senhor estava sob efeito de alguma droga?", questionou a dupla no Instagram. "Não é porque o senhor acha que 'cultura' está na tua cintura com a sua dança do ventre, que o senhor tem o direito de desrespeitar quem admira e respeita aqueles que trabalham arduamente para ter o trabalho reconhecido usando um 'microfone diferente' dos que o senhor usa para ganhar o seu", diz o texto.

Desde a notícia da morte de Cristiano Araújo, a fama do sertanejo tem sido questionada por quem nunca havia ouvido falar dele. O cantor foi o artista mais ouvido da Rádio UOL em 2014.

Na crítica para a TV, Zeca afirmou que a música pop brasileira "não precisa ser assim". "Nossa história musical, e mesmo o passado recente, prova que temos tudo para adoramos ídolos de verdade, e para chorar de verdade pela presença deles no palco, ou na saudade da perda. Mas olhando em volta, parece que não temos nada", diz o apresentador.

Os internautas se dividiram quanto à análise. Inicialmente, o apresentador foi duramente criticado e xingado nas redes sociais. "A maior besteira é a pessoa dizer que odeia um tipo de música e, por isso, considerar que quem ouve não tem cultura. Zeca Camargo lixo", reclamou uma internauta.

Alguns usuários, porém, o apoiaram . "Amei a opinião do Zeca. Está certíssimo, afinal que era Cristiano Araújo mesmo? Me poupem, se poupem, nos poupem", comentou uma outra pessoa.

#QuemÉZecaCamargo Pode isso?

Posted by Sertanejo Universitário on Monday, June 29, 2015