Topo

BaianaSystem reinventa o axé com peso e arrasta bloco no Lolla

A banda BaianaSystem fez um show pesado neste sábado, no palco Axe. O grupo foi o segundo a se apresentar, logo depois da banda Jaloo - Keiny Andrade/Folhapress
A banda BaianaSystem fez um show pesado neste sábado, no palco Axe. O grupo foi o segundo a se apresentar, logo depois da banda Jaloo
Imagem: Keiny Andrade/Folhapress

Tiago Dias

Do UOL, em São Paulo

25/03/2017 15h35

No dia em que o Metallica é a principal atração do Lollapalooza Brasil 2017, uma banda que reinventa o axé com peso e tira solos de uma guitarra baiana fez uma micareta logo no início do festival neste sábado (25), no Autódromo de Interlagos de São Paulo.

Com elementos eletrônicos e muita percussão, o BaianaSystem fez lotar o palco Axe, com o sol a pino das 14h, algo não muito comum de acontecer no festival.

Logo no início da apresentação, em "Jah Jah Revolta", o vocalista Russo Passapusso rimou "marijuana" com "guitarra baiana" e riu ao ver a plateia pular. Aproveitou para pedir: "Vamos subir a ladeira", em referência ao circuito Barra-Ondina em Salvador, onde o BaianaSystem costuma arrastar uma multidão ensandecida.

Quem caiu no bloco no Autódromo de Interlagos foi brindado com a participação de B Negão e com solos de guitarra baiana, presente desde o surgimento dos trios elétricos em Salvador. No BaianaSystem, o pequeno instrumento está a serviço do ritmo jamaicano, sem deixar de lado as referências baianas.

A folia no Lolla contou até com fã do Metallica, de camiseta preta, mexendo os braços em "Playsom", versão que no estúdio conta com Márcio Victor, do Psirico, na percussão. Ninguém estranhou, e como em uma micareta todo mundo vibrou com o peso da banda.

Ao fim do show, Passapusso estendeu uma pequena bandeira com a pergunta: "Reformas pra quem?". Conhecido pelo ativismo político, o vocalista apenas instigou a plateia, quando algumas pessoas gritaram "Fora Temer". "A voz do povo é a voz de Deus", finalizou.