Música

Afinal, Simmons pode patentear o chifre do metal? Saiba a história do gesto

Getty Images
O baixista e vocalista Gene Simmons, líder do Kiss Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/06/2017 21h07

Gene Simmons está tentando patentear o "chifrinho do metal" e todo mundo sabe disso. Mas ele realmente conseguiria? Um símbolo que atravessa gerações e tem diversos (e sinistros) significados poderia virar uma peça mercadológica?

A comunidade musical ficou alucinada com a tentativa do baixista do Kiss, principalmente porque o cabeludo sempre fez de sua banda um caça níquel, vendendo desde camisinha a cruzeiro e bonequinhos relacionados aos mascarados. E agora mais essa?

Vale ressaltar que Simmons quer patentear exclusivamente o sinal com o polegar esticado, o que significa "amor" na linguagem de sinais. O que os roqueiros e metaleiros comumente usam é com o polegar junto aos dedos centrais.

O baixista pagou US$ 275 para poder usar o chifre para "entretenimento, especificamente, performances ao vivo por um artista musical; característica pessoal por um músico".

A "Variety" falou com o procurador especializado Victor Sapphire para ter mais informações da validade da jogada do músico. "Mesmo que os consumidores não pensem em Simmons particularmente, eles associam o gesto com uma única fonte do entretenimento?", questionou. 

"Enquanto com certeza exista uma rota para o registro da marca, essa questão [levantada acima] pode deixar a marca inaplicável. Isso funcionaria apenas como outro movimento publicitário genial de Simmons, um exercício de vaidade ou um pouco dos dois", acrescentou Sapphire.

Histórico

O símbolo do metal tem registro na música antes de Simmons virar uma estrela do rock, principalmente com John Lennon na capa do single ''Yellow Submarine/Eleanor Rigby", ainda na década de 1960.

O próprio Ronnie James Dio, ex-vocalista das bandas Elf, Rainbow e Black Sabbath, foi um defensor do "chifrinho do metal", e popularizou o símbolo principalmente nos anos ao lado do guitarrista Tony Iommi.

Dio, que morreu em 2010, falou sobre a popularização do gesto em uma entrevista na década de 1990, quando revelou que sua avó costumava esticar o dedo indicar e o mindinho enquanto o polegar segurava os centrais como um sinal de superstição. 

"Eu aprendi que chamava 'mallochio' contra um olho maligno, então [o sinal] era uma forma de nos proteger. Eu inventei? Não, mas o tornei importante? Sim, principalmente quando estava no Sabbath", disse na época.

O cantor ainda previu que um dia o líder do Kiss poderia se apossar do sinal e brincou: "Talvez Gene Simmons diga que ele inventou. Mas também, Gene inventou a respiração e o sapato".

Simmons revelou que sua "inspiração" foi Steve Ditko, criador de "Homem-Aranha" e "Doutor Estranho", da Marvel, que também usam símbolos semelhantes.

O sinal também é associado aos "chifres do diabo" para imitar o focinho de um chacal. O mesmo gesto é usado pela Universidade do Texas, cujo mascote é um boi com grandes chifres. 

Bill Byford, do Saxon, também falou à "Variety" sobre o tema e definiu o símbolo como "a saudação do metal": "[o chifre] perdeu todas as conotações sobre o demônio. É apenas uma grande saudação, não? Estamos todos aqui, todos gostamos da mesma música".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
do UOL
do UOL
Chico Barney
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Música - Imagens
do UOL
do UOL
Reuters
Adriana de Barros
Reuters
Música
do UOL
Adriana de Barros
Adriana de Barros
Adriana de Barros
AFP
Da Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
Adriana de Barros
Reuters
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Música
UOL Música - Imagens
do UOL
Blog do Matias
Topo