Música

Entendedores entenderão: as 10 letras mais sem sentido do funk nacional

Reprodução
Oudri Kanda Larrai, de MC Suave Imagem: Reprodução

Rafael Krieger

Colaboração para o UOL

12/09/2017 04h00

O funk tem um vocabulário próprio, com expressões inventadas na hora, e quem não está acostumado fica boiando ao ouvir certas músicas. As letras a seguir, por exemplo, não foram feitas para serem compreendidas, e muita gente deve dançar e cantar sem saber a menor ideia do significado. Quem nunca?

1. Oudri Kanda Larrai, de MC Suave

"Me chamaram para uma festa / Achei muito bacana / Pra minha surpresa / Só falavam coisa estranha / Oudri Kanda Larrai / Oudri Ou Ou Oudri / Ou Oudri Kanda Larrai". O visual do clipe e a batida da música foram inspirados em Game of Thrones, mas o refrão não tem nada a ver com os idiomas fictícios da série. É que o MC Suave foi convidado para ir a uma igreja, e chegando lá ouviu gente falando línguas estranhas e conheceu a expressão "oudri kanda larrai", que ficou na sua cabeça.

 

2. Chama no Probleminha, de MC JhoJhow

"A tal da Lavinia / Chama no probleminha / A tal da Larissa / Chama no probleminha". O significado dessa gíria é meio subjetivo, mas a Maisa Silva parece ter entendido e ajudou a popularizar o termo.

3. Baile de Favela, de MC João


A letra começa com "Ela veio quente, hoje eu tô fervendo / Quer desafiar, não to entendendo". E, de repente, ele começa a listar os nomes dos bailes funk da periferia de São Paulo. Quem não conhece, fica perdido. Mas não fica parado: "Eliza Maria, é baile de favela / Invasão, é baile de favela / E as casinha, é baile de favela".

 

4. Zen, de Anitta


A principal funkeira do Brasil na atualidade aposta no "funk melody", subgênero com letras mais leves, sem palavrão e duplo sentido. "Zen" é uma de suas letras mais românticas, mas o refrão tem um trecho curioso: "Só de olhar teus olhos, baby eu fico zen / Coração acelerado a mais de cem".

5. Cadê a Tamara, de Mc Maneirinho


"Caraca cadê a Tamara? / Tá sentando e não para". "Caraca cadê a Patrícia?  / Tá sentando na pista". "Caraca cadê a Joyce? / Tá sentando no poste". Caraca, não pode mais sentar, agora?

 

 

6. Clima Tropical, de MC Kevinho

"No sudeste o clima é tropical / No sudeste o clima é tropical / Tro, tro, tro, tro, tropica no pau".

 

 

7. Open The Tcheka, de MC Lan

"Puru puralaco! / Parou! Como é o nome? Wizard?". MC Lan tentou cantar em inglês para disfarçar os palavrões do seu funk "taradão", mas a sua "versão brasileira Herbert Richards" ficou mais para Joel Santana: "Vamos ensinar a língua / Pras pepeca analfabeta / Open the tcheka, vai!".

 

 

8. Em Dubai, de MCs Zaac e Jerry

Eles são os responsáveis por popularizar a gíria "embrazando", que já foi devidamente explicada. Difícil é explicar uma música que começa com "Tô em Dubai, tá cheio de mulher aqui", mas cujo refrão é "Faz a posição e joga / Joga, joga, joga, vai!".

 

9. Oh DJ Solta o Pontinho, de Nego do Borel


"Oh DJ solta aí o pontinho que ela me excita". A única frase não pornográfica desta música está longe de esclarecer alguma coisa.

 

10. Perera Tá Chefe, de Mc Kekel

As letras de Mc Kekel só fazem sentido para quem conhece o meio do funk. Ele fez um sucesso estrondoso com "Partiu, aonde, é o Mandela". Muitos ficam na dúvida sobre o que é esse Mandela, que na verdade é o nome de um baile funk famoso. Em "Perera Tá Chefe", ele se refere ao Perera DJ, um dos mais conceituados do Brasil: "Novinha, quando tu for na Veno tu liga e me chama / Que eu convoco o Perera e todas piranha". Ok, mas esta parte continua difícil de entender: "Novinha, quando tu for no Pia tu liga e me chama / Eu convoco o gri e todas piranha". Veno, Pia, gri... Realmente, letras como esta deveriam vir com um glossário.

Veja também: Djavan não está sozinho: as 10 letras mais sem sentido da MPB

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

do UOL
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
TV e Famosos
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
AFP
Adriana de Barros
Adriana de Barros
do UOL
Blog do Matias
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
do UOL
Blog do Matias
Reuters
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
AFP
Reuters
do UOL
do UOL
AFP
Adriana de Barros
do UOL
AFP
Chico Barney
do UOL
do UOL
UOL Música - Imagens
do UOL
Topo