Topo

Dolores O'Riordan, vocalista do The Cranberries, morre aos 46 anos

Cranberries toca "Linger" em São Paulo no show em 2010

UOL Música

Do UOL, em São Paulo

15/01/2018 15h19

Dolores O'Riordan, vocalista da banda The Cranberries, morreu nesta segunda-feira (15) aos 46 anos. A causa da morte ainda não foi revelada. Mas amigos da cantora teriam relatado ao site especializado em celebridades TMZ que ela estava "terrivelmente deprimida" nas últimas semanas e vinha reclamando de dores nas costas. Cantora de sucessos como "Zombie", "Dreams" e "Linger", Dolores estava em Londres para realizar uma gravação.

"A cantora internacional Dolores O'Riordan morreu subitamente em Londres hoje. Ela tinha 46 anos. A vocalista e líder da banda irlandesa The Cranberries estava em Londres para uma sessão de gravação. Nenhum detalhe adicional está disponível no momento. A família está arrasada com a notícia e pede privacidade nesse momento muito difícil", diz o comunicado oficial enviada pela agência da cantora.

Leia mais

Cranberries - Reprodução/Twitter/@DolORiordan - Reprodução/Twitter/@DolORiordan
Foto publicada por Dolores O'Riordan em seu Twitter no dia 4 de janeiro
Imagem: Reprodução/Twitter/@DolORiordan

Um dos grupos de rock de maior sucesso na década de 1990, o Cranberries vendeu mais de 40 milhões de discos em todo o mundo. A banda surgiu depois que os irmãos Hogans (o baixista Michael e o guitarrista Noel) e o baterista Fergal Lawler, sob a alcunha de The Cranberry Saw Us, decidiram substituir o vocalista original, Niall Quinn, e colocaram um anúncio à procura de uma cantora. Dolores passou no teste cantando uma versão de "Linger".

Em 2002, cansados das intensas viagens, o grupo fez uma pausa. "Perdemos a vontade, ficamos indiferentes", disse Dolores em uma entrevista ao "New York Times". "Estávamos entediados. Isso acontece a muitos grupos que se tornam grandes muito jovens, que acham que isso é algo garantido e depois ficam cheios de tudo. Você perde a fome, a empolgação. Não rolou nenhuma briga, você apenas dá um tempo e vai fazer outras coisas, até sentir falta de novo. Foi uma sensação boa sair do Cranberries àquela altura".

Foi quando Dolores se lançou em carreira solo, publicou seu primeiro álbum "Are You Listening?" (2007) e saiu em turnê passando por países onde nunca havia tocado com o Cranberries, incluindo o Brasil.

Ao mesmo tempo em que lançou o segundo disco solo, "No Baggage" (2009), Dolores anunciou também o retorno do Cranberries. Foi então que o grupo passou pelo Brasil, trazendo a mesma turnê duas vezes no mesmo ano: em janeiro e, depois, em outubro de 2010. E mesmo sem música nova para mostrar ao público brasileiro (o último disco havia sido lançado em 2001, "Wake Up and Smell the Coffee"), o Cranberrires fez shows vigorosos.

O último disco de inéditas lançado pelo Cranberries foi "Roses", em 2012, um trabalho bem recebido pela crítica, mas sem repetir o sucesso do passado. Em abril de 2017, lançou "Something Else", com versões acústicas de suas principais músicas e a participação da Orquestra de Câmara Irlandesa, além de três novas composições. Um mês depois, durante a turnê europeia, o Cranberries se viu obrigado a cancelar os demais compromissos devido aos problemas de saúde de Dolores.

Dificuldade de lidar com a fama

Nascida na cidade de Limerick, no sudoeste da Irlanda, Dolores era uma mulher de personalidade forte. Conheceu o sucesso muito cedo, algo que por muito tempo não lidou tão bem. "Quando tinha 18 ou 19 anos, eu estava na capa da revista 'Rolling Stone' e era demais para mim. Eu era uma garotinha que veio do meio do nada na Irlanda e, de repente, me tornei aquela imensa estrela do rock. Naquela época não havia muitas mulheres naquela posição. Nada prepara você para isso", disse ela em uma entrevista ao "NYT".

A própria Dolores já havia reconhecido o cansaço da própria fama. "Eu estava sofrendo com aquela situação, parecia um peixe em um aquário, por anos. Eu fiquei paranoica e odiava ser famosa. Surtei quando tinha 23 anos, tive um colapso nervoso, e desapareci na floresta". Começar uma família na zona rural da Irlanda ajudou Dolores a se recuperar --na época, ela era casada com o ex-diretor de turnê do Duran Duran, Don Burton. O casal, que teve três filhos, se divorciou em 2013, depois de 20 anos juntos.

Em 2014 a cantora revelou em uma entrevista ao "Belfast Telegraph" que tinha sido abusada sexualmente quando criança e ainda estava tentando se recuperar do trauma. Ela disse que após a violência passou a ter um ódio muito grande de si mesma, que continuou a crescer com a carreira acelerada e a levou à anorexia. A líder do Cranberries também admitiu tentou o suicídio por overdose.

No mesmo ano, ela voltou aos noticiários depois de protagonizar uma briga em um voo entre Nova York e Irlanda. Segundo relatos, Dolores ficou agitada pouco antes de o avião pousar, recusou-se a voltar a seu assento e agrediu uma comissária. Durante o julgamento, foi diagnosticada com transtorno bipolar e não recebeu uma condenação criminal, apenas uma multa.

Depois do resultado, Dolores parecia animada com novos projetos, mas cancelou uma série de shows por causa de problemas de saúde. Os médicos da cantora aconselharam que ela não se apresentasse por causa de problemas na coluna.

Uma das últimas apresentações da banda foi em maio do ano passado, em Londres.