James Taylor será homenageado por Barack Obama e receberá prêmio da Casa Branca

Steve Gorman

De Washington

O cantor e compositor James Taylor, a atriz Meryl Streep e a escritora Joyce Carol Oates estão entre os luminares culturais que vão receber prêmios da Casa Branca para as artes e humanidades.

O presidente Barack Obama deve fazer a entrega formal da Medalha Nacional de Artes 2010 e da Medalha Nacional de Humanidades 2010 a 20 laureados, dez em cada categoria, em cerimônia a ser realizada nesta quarta-feira (2) no Salão Leste da Casa Branca, .
 
Além da atriz premiada com o Oscar Meryl Streep e de James Taylor, músico premiado com o Grammy, os ganhadores mais recentes da Medalha de Artes incluem o compositor e produtor musical Quincy Jones, o saxofonista de jazz Sonny Rollins e a escritora Harper Lee, que recebeu um Prêmio Pulitzer pelo clássico literário "O Sol É Para Todos". A previsão é que Streep e Lee não compareçam à entrega das medalhas.
 
Joyce Carol Oates, ganhadora do Prêmio Nacional do Livro e autora de mais de 50 romances, além de contos, poemas e obras de não ficção, faz parte de um grupo de laureados com a Medalha de Humanidades que inclui três laureados com o Pulitzer: Philip Roth, autor de "O Complexo de Portnoy", e os autores e historiadores Gordon Wood e Bernard Bailyn.
 
A medalha de Artes 2010 também será entregue ao dramaturgo e produtor Robert Brustein, o pianista Van Cliburn, o escultor expressionista abstrato Mark di Suvero, o poeta Donald Hall e o Festival de Dança Jacob's Pillow.
 
Completam a lista de medalhistas de Humanidades o bibliotecário Daniel Aaron, o historiador cultural Jacques Barzun, o escritor Wendell E. Berry, o estudioso literário hispânico Roberto Gonzalez Echevarria, o biógrafo e crítico literário Arnold Rampersad e Stanley Nider Katz, presidente durante anos do Conselho Americano de Sociedades Eruditas.

UOL Cursos Online

Todos os cursos