Kanye West aparece 3 vezes em top 500 da revista Rolling Stone

Mike Collett-White

Londres

  • AP

    O rapper Kanye West durante show no festival Mawazine, no Marrocos (21/05/2011)

    O rapper Kanye West durante show no festival Mawazine, no Marrocos (21/05/2011)

Três álbuns de Kanye West entraram na mais recente lista dos “500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos da revista Rolling Stone, colocando o artista entre os grandes nomes da música popular.

O novo ranking, que combina uma lista de 2003 (atualizada em 2005) com uma pesquisa feita mais tarde sobre os anos 2000, inclui dois discos do Radiohead, além de álbuns de nomes consagrados como Bruce Springsteen e Bob Dylan.

A Rolling Stone publicou a lista - com detalhes sobre os álbuns e várias histórias novas de gravação com base em relatos de primeira mão - em formato de livro disponível nas bancas norte-americanas por 11,99 dólares a partir desta sexta-feira e até 25 de julho.

Como em qualquer pesquisa que tenta colocar as maiores gravações de rock em uma ordem específica, houve muito debate acalorado entre os jornalistas e editores que fecharam a lista final.

Grande parte do trabalho duro foi feito, porém, com centenas de jornalistas, executivos e músicos envolvidos nas pesquisas anteriores.

"Nós tivemos discussões no escritório, e eu espero que essas discussões sejam replicadas em outros lugares", disse o editor sênior da revista Rolling Stone, Christian Hoard, sobre o processo de seleção.

"Estas edições especiais vendem bem", afirmou ele à Reuters. "Mas também chamam a atenção das pessoas para músicas que elas não ouviram antes, e espero que comecem brigas divertidas também."

"As pessoas gostam de ficar bravas com essas listas de 'melhores'. Foi realmente muito divertido fazer."

WEST É O GRANDE VENCEDOR

O grande vencedor da lista foi Kanye West, a estrela de hip hop norte-americana, com os álbuns "Late Registration" (2005), "The College Dropout" (2004) e "My Beautiful Dark Fantasy" (2010) chegando ao top 500.

No total, 30 discos foram acrescidos e 30 retirados, com os títulos descartados incluindo vários artistas já bem representados na lista, que tiveram seus "álbuns menores" cortados.

Entre os álbuns novos da lista, "Late Registration", de West, foi o que entrou na posição mais alta, em 118.

"Questionado se a posição relativamente baixa de álbuns lançados recentemente reflete um período fraco para o rock e o pop, Hoard disse que, na sua opinião pessoal, não".

"A música está tão inspiradora quanto sempre foi."

"As coisas ficam mais claras com o passar dos anos. Se você fizer essa pesquisa em dez anos, digamos, o Arcade Fire poderia estar muito maior e o mesmo pode ser dito de Kanye West. Reputação e tempo definitivamente ajudam um álbum, especialmente com pesquisadores como os nossos."

O álbum "Funeral", da banda canadense Arcade Fire, está entre as 30 adições, assim como os britânicos Arctic Monkeys, com o sucesso de 2005 "Whatever People Say I Am, That's What I'm Not".

O Radiohead aparece duas vezes -- com "Amnesiac" (2001) e "In Rainbows" (2007). Jay-Z entrou com "The Black Album" (2003), "Lil Wayne com "Tha Carter III" (2008) e a falecida cantora Amy Winehouse com "Back to Black".

Entre os que deixaram a lista para abrir espaço para as adições estão The Beach Boys ("Sunflower"), David Bowie ("Changesone"), Elton John ("Elton John") e Madonna ("Music").

A primeira mudança na lista anterior vem no número 59, o que fez com que os Beatles dominassem o top 10.

A banda aparece quatro vezes entre os 10 melhores; em primeiro lugar ("Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band"), terceiro ("Revolver"), quinto ("Rubber Soul") e 10o ("The White Album").

The Beatles, Rolling Stones e Bob Dylan têm 10 álbuns cada na lista. O álbum mais antigo no ranking é de 1952 ("The Anthology of American Folk Music").

UOL Cursos Online

Todos os cursos