Banda pop venezuelana acusa Chávez de usar música indevidamente

Brian Ellsworth

De Caracas

  • Efe

    O integrantes da banda venezuelana Los Amigos Invisibles, em foto de 2007

    O integrantes da banda venezuelana Los Amigos Invisibles, em foto de 2007

A banda pop venezuelana Los Amigos Invisibles diz ser vítima da mais recente onda de expropriações do presidente Hugo Chávez.

A imprensa local informou que o grupo está exigindo que uma rádio estatal pare de transmitir um remix da sua canção "Majunche" como parte da campanha à reeleição de Chávez, um socialista conhecido por confrontar a iniciativa privada com a estatização de seus bens, às vezes sem indenização.

A canção, de 2004, é basicamente um tema instrumental, em meio ao qual os vocalistas às vezes gritam "majunche" - gíria local que significa algo como "derrotado". Chávez, que está no poder desde 1999 e disputa mais um mandato na eleição de 7 de outubro, costuma se referir dessa forma ao seu adversário eleitoral, Henrique Capriles.

A banda diz que a emissora não solicitou autorização para usar a música."Expropriaram a Majunche, era só o que faltava", tuitou o baixista José Rafael Torres.

A rádio pública YVKE usou "Majunche" como tema de fundo para discursos inflamados nos quais Chávez diz que "o perdedor não vai ganhar as eleições na Venezuela (...), nem neste ano, nem daqui a dois mil anos!".

Nem o agente da banda nem a rádio se pronunciaram sobre o caso.

UOL Cursos Online

Todos os cursos