Álbum de músicas descartadas de Johnny Cash sai da gaveta

Francis Maguire

Da Reuters, em Londres

Ouvir texto
0:00
Imprimir Comunicar erro
Ampliar

Johnny Cash: uma vida do céu ao inferno12 fotos

1 / 12
O CÉU: O quarteto de 1 milhão de dólares - Um dos encontros mais emblemáticos entre músicos de uma geração aconteceu meio que por acaso. Em 4 de dezembro de 1956, Elvis Presley foi fazer uma visita ao produtor Sam Phillips no estúdio Sun, em Memphis (EUA). Lá estava Carl Perkins gravando músicas novas com Jerry Lee Lewis a tiracolo no piano. Johnny Cash também apareceu no estúdio, e os quatro começaram despretensiosamente uma jam session, com repertório gospel e rockabilly. Na mesa de som, Phillips sacou que poderia estar diante de algo memorável e não perdeu a oportunidade de colocar a fita de gravação para rolar. A sessão, batizada de "Million Dollar Quartet", ganhou várias edições desde os anos 1980. Com mais de 40 músicas, tornou-se alvo de colecionadores, sendo lançada oficialmente apenas em 1990 VEJA MAIS > Imagem: Reprodução

O músico Johnny Cash que ajudou a definir o estilo country norte-americano com hits como "I Walk the Line" e "A Boy Named Sue" , gravou um álbum de canções no início de 1980 que sua gravadora se recusou a lançar e só agora verá a luz do dia.

"Out Among the Stars", que Cash, que morreu em 2003, gravou com o lendário produtor de Nashville Billy Sherrill, será lançado pela Sony na próxima semana e inclui duetos com a falecida esposa de Cash, June Carter Cash e Waylon Jennings.

As músicas nunca foram divulgadas pelo selo de Cash, a Columbia, agora de propriedade da Sony, e só foram redescobertas em 2012 quando o filho de Cash, John Carter Cash, que escreve prolificamente sobre a história de seus pais, catalogava os arquivos deles.

"Originalmente produzidas por Billy Sherrill em 1984, além de um par de canções em 1981, elas mostram meu pai e sua criatividade em um período de sua vida, quando nem tantas pessoas conheciam sua música", disse Cash à Reuters em uma recente viagem a Londres.

Na época em que "Out Among The Stars" foi gravado, a música country estava se afastando do som que tornou Cash popular em direção ao estilo countrypolitan de Garth Brooks.

Momentos difíceis
Cash também passava por momentos difíceis em sua vida pessoal com a dependência de drogas e ao ser dispensado pela Columbia em 1986. Depois de demitido pela gravadora, "Out Among The Stars" permaneceu guardado e foi esquecido.

"Algo que especificamente funcionava para Johnny Cash não era o que a Columbia estava interessada naquele momento, infelizmente. Eu acho que eles cometeram um grande erro e que não tinham visão. Mas, você pode avaliar isso de diferentes maneiras", disse Cash.

"Houve uma série de discos de Johnny Cash lançados naquele período, que não recebeu atenção. Talvez se esse tivesse sido lançado, não teria as mesmas músicas e teria sido apenas mais um álbum", acrescentou. "Eu não acho que ele tinha inveja de outros artistas que faziam sucesso naquela época. Não era a hora de Johnny Cash se destacar, porque o mundo ainda não era tão 'cool' quanto ele."

Na última década, o músico de "Man in Black" voltou a fazer sucesso, mais de dez anos após sua morte. Em grande parte devido ao lançamento de uma série de álbuns produzidos por Rick Rubin, pelo sucesso da faixa "Hurt" gravada pelo Nine Inch Nails além do sucesso do filme sobre sua vida, estrelado por Joaquin Phoenix e Reese Witherspoon.

Clipe de "Love Me A Lot", de Johnny Cash

*Com reportagem de Michael Roddy e Gareth Jones

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos