Primeiro-ministro britânico critica sonegação de impostos de Gary Barlow
-
PA
Gary Barlow, Howard Donald and Mark Owen investiram em esquema para pagar menos impostos, diz Justiça
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, criticou nesta segunda-feira (12) um esquema de sonegação de impostos usado por um dos maiores astros da Grã-Bretanha, o cantor Gary Barlow, do grupo pop Take That, mas rejeitou os pedidos para privar o artista de uma honraria.
Barlow, dois outros membros do Take That e o seu empresário, Jonathan Wild, podem ter que pagar mais de 9 milhões de libras ao Estado depois que um juiz descobriu que um esquema de investimento que eles utilizaram tinha como principal meta evitar o pagamento de impostos.
A evasão fiscal de outras celebridades e de empresas como Starbucks e Amazon enfureceu o público britânico, e os políticos foram rápidos na condenação a Barlow. Dois membros do Parlamento sugeriram que ele deveria devolver a "Ordem do Império Britânico", uma medalha que recebeu por suas atividades de caridade.
Cameron disse ao canal ITV: "Sou contra esses esquemas agressivos de sonegação de impostos... está claro que este esquema estava errado". Mas ele também disse não concordar que Barlow, que apoiou publicamente o Partido Conservador do premiê na eleição geral de 2010, seja forçado a devolver a medalha.
O parlamentar conservador Charlie Elphicke e a sua colega Margaret Hodge, do opositor Partido Trabalhista, disseram ao jornal "Times" ser questionável se Barlow deve manter a honraria.
Um porta-voz dos membros da banda se recusou a comentar. Wild, que investiu no mesmo esquema, não respondeu a pedidos de comentário. Anteriormente, representantes dos quatro disseram que eles pagaram "impostos consideráveis".
Veja também
- 'A necessidade de falar o que eu realmente penso já estava me sufocando': Bruno Caliman lança Alter & Eu, álbum em formato de filme [ENTREVISTA]
- Com referências de John Mayer e Ed Sheeran, Théo & Gabriel experimenta sem perder a essência sertaneja no novo DVD Contém [ENTREVISTA]
- Luan Santana fica chocado com astro de k-pop cantando 'Tô de Cara'
- PH & Michel lança gravação completa do álbum acústico intimista no YouTube: "Como se estivesse cantando em churrasco com os amigos"