Contra o aquecimento global, evento mundial Live Earth terá shows no Rio

  • RUBEN SPRICH

O Rio de Janeiro entrou na rota do evento musical Live Earth, que busca conscientizar e cobrar medidas dos países em relação às mudanças climáticas. Nos mesmos moldes de eventos como Live 8, o Live Earth será realizado em 18 de junho em sete continentes, incluindo a Antártida. Além do Rio de Janeiro, o evento também acontecerá em Paris e Nova York.  

"O objetivo é ter um bilhão de vozes com uma mensagem para exigir a ação climática agora", disse o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, nesta quarta-feira (21). O ex-presidente ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2007 por sua campanha sobre a mudança climática e anunciou o evento ao lado do astro pop Pharrell. 

Vários governos concordaram no mês passado,  em Lima, sobre a estrutura básica de um acordo global para combater as mudanças climáticas, em meio a alertas de que vai ser necessária uma ação muito mais dura para limitar o aumento da temperatura do planeta. A maioria das decisões difíceis, no entanto, foi adiada até a noca rodada de conversação que será realizada em Paris, em dezembro.

Gore disse que a necessidade de ação urgente  ficou evidente na semana passada, quando duas agências do governo dos EUA mostraram que 2014 foi o ano mais quente já registrado na Terra, o que provocou uma série devastadora de tempestades.

Os dez anos mais quentes, desde que os registros começaram, no século 19, foram todos a partir de 1997, segundo os dados dos EUA.

O primeiro Live Earth aconteceu em 7 de julho de 2007 em oito países de sete continentes.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos