Condenados a pagar US$ 7,4 mi por plágio, Thicke e Pharrell vão recorrer
Os astros Robin Thicke e Pharrell Williams vão recorrer da decisão do júri sobre o pagamento US$ 7,4 milhões de dólares por plagiarem Marvin Gaye, ídolo da Motown, no sucesso "Blurred Lines", disse o advogado da dupla na quarta-feira (11).
Um dia após o julgamento, o advogado Howard King afirmou que Thicke e Williams continuam firmes de que "Blurred Lines" é uma música original criada somente por eles, adicionando que o júri foi aparentemente convencido do contrário pelo testemunho de um especialista que seria "inadmissível".
O tribunal de Los Angeles deu ganho aos herdeiros de Gaye na terça-feira, alegando que partes da música "Got to Give it Up", de 1977, foram usadas por Thicke e Williams na música de sucesso de 2013, que foi topo das paradas.
O júri concedeu 4 milhões de dólares em danos para os filhos de Gaye, mais 3,4 milhões em lucros que Thicke, de 38 anos, e Williams, de 41, ganharam de direitos autorais.
O caso, que explorou as barreiras confusas entre inspiração artística e roubo, marcou um dos maiores processos musicais desde a música "My Sweet Lord", de George Harrison, que foi acusada de ser cópia da canção "He's So Fine", do The Chiffons.
Apesar de entrevistas a revistas em que Thicke admitiu ter se inspirado no ritmo de "Got to Give it Up" quando compôs "Blurred Lines", ele e Williams insistiram que nunca copiaram a música de Gaye em si.
"Baseado em seus próprios sentimentos que eles criaram "Blurred Lines", nos seus próprios corações e almas e ninguém mais, e baseado na resposta de outros compositores, (Thicke e Williams) acreditam que devem isso ao mundo criativo para assegurar que esse veredicto não seja válido", disse o advogado King.
O advogado da família Gaye, Richard Busch, não foi encontrado imediatamente para comentário. Na terça-feira, Busch disse que iria buscar uma ordem formal contra a distribuição de "Blurred Lines", baseado no veredicto.
Veja também
- Robin Thicke e Pharrell Williams são condenados por plágio
- Família de Marvin Gaye pode processar Pharrell Williams por "Happy"
-
- Julgamento de Robin Thicke faz vendas de música de Marvin Gaye dobrarem
- Acusado de plágio, Thicke diz que estava chapado quando fez "Blurred Lines"
- Blog Rádio UOL: Marvin Gaye vs Pharrell Williams: compare e decida se é plágio ou não