UOL Entretenimento Música
 

Coachella 2010

15/04/2010 - 18h12

Vulcão em erupção na Islândia compromete presença de bandas britânicas no Coachella

MARIANA TRAMONTINA
Enviada especial a Indio (Califórnia)
  • O cantor inglês Gary Numan no festival The Mighty Boosh na Inglaterra (05/07/2008)

    O cantor inglês Gary Numan no festival The Mighty Boosh na Inglaterra (05/07/2008)

As nuvens de cinzas que se formaram depois que um vulcão entrou em erupção na Islândia paralisaram nesta quinta-feira (15) o tráfego aéreo em vários países da Europa. O cancelamento de voos coloca em risco a participação de bandas britânicas no Coachella Festival, que começa nesta sexta-feira (16) em Indio, no deserto californiano.

Os ingleses da banda The Cribs, que inclui o ex-guitarrista dos Smiths Johnny Marr, já estavam prontos para decolar quando o voo foi cancelado. Em entrevista à BBC, o baixista e vocalista Gary Jarman contou que "tinha decidido os filmes que eu veria, a minha refeição e estava adormecendo quando disseram que deveríamos sair do avião".

A banda ainda aparece na programação do primeiro dia do evento, mas Johnny Marr anunciou em seu Twitter que a apresentação está cancelada. "É uma força da natureza, você realmente não pode argumentar contra isso. Vamos ver se há possibilidade de tocar em outro dia", completou Jarman, que descreveu a situação no aeroporto de Heathrow, em Londres, como "raivosa".

O veterano Gary Numan também escreveu em seu site oficial sobre os problemas da viagem. "Até o momento, o melhor que a [companhia] British Airways está nos oferecendo, e não é garantido, é um voo no domingo a tarde para Los Angeles. Vamos esperar alternativa melhor. Estou colado nas notícias da TV".

O Bad Lieutenant, comandado pelo ex-New Order Bernard Sumner, estava programado para sair do Reino Unido nesta quinta-feira e estrear a turnê norte-americana em São Francisco, mas também teve o voo cancelado. Em comunicado, o grupo anunciou que os integrantes "estão programados para entrar em um voo amanhã de manhã --ainda há restrições do espaço aéreo pelo governo britânico".

Os escoceses do Frightened Rabbit e os galeses do Los Campesinos! escreveram em suas páginas no Twitter que estavam com voos atrasados e também deveriam ter suas apresentações canceladas. A segunda banda já não está mais na programação do site do Coachella.

Entre outros artistas britânicos escalados para a edição 2010 estão o vocalista do Radiohead Thom Yorke, Muse, Gorillaz, Florence And The Machine, The Specials, The Temper Trap, The xx e Little Boots, mas segundo o semanário britânico "New Music Express" eles já estariam nos Estados Unidos. Hot Chip, Fever Ray e Echo & The Bunnymen também viajaram antes do ocorrido, conforme o site da revista "Billboard.

Além dos cancelamentos por causa do vulcão, outros dois nomes abrem buracos na agenda: os ingleses do Hadouken!, que tiveram problemas com visto para entrar nos Estados Unidos, e os dinamarqueses do Mew, que enfrentam imprevistos familiares envolvendo saúde. Ainda não há informações sobre nova convocação de artistas para tocar no horário daqueles que ficarão fora da programação.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host