Topo

Após bagunça em 2012, Caldas Country tem menos público e mais polícia

Thays Almendra

Do UOL, em Caldas Novas (GO)

16/11/2013 09h18

A primeira noite do Caldas Country Show, festival sertanejo da cidade de Caldas Novas (GO), foi calmo e com fácil acesso do público ao evento, bem diferente da edição de 2012. Segundo o diretor do evento, Fernando Clemente, o número de ingressos postos à venda foi 20% menor do que em 2012, e o policiamento foi reforçado. "Foram colocados 600 policiais nas ruas. Já que, no ano passado, foi tudo certo aqui dentro e tudo errado lá fora", explicou Clemente, referindo-se à bagunça provocada pelos caminhões de som e barracas, e pela multidão. Vandalismo e até sexo rolou na avenida que dava acesso ao evento.

Nessa sexta-feira, 15, o público de 40 mil pessoas (10 mil a menos do que em 2012) assistiu aos shows de Henrique e Diego, Israel Novaes, Humberto e Ronaldo, Ivete Sangalo, Gusttavo Lima, Cristiano Araújo, Thiago Brava e Tomate

Passava da meia-noite quando Ivete Sangalo subiu no palco. Mesmo com um show sem novidades, a baiana levantou o público sertanejo com muito axé e ganhou um beijo em seus pés de um fã que subiu no palco. Na sequência, ela conversou com o UOL sobre a gravação de seu novo DVD de 20 anos de carreira, que acontece dia 14 de dezembro. Segundo a cantora, ela não dorme desde os primeiros dias da concepção do projeto. "Eu faço ensaios em casa. Isso me traz um conforto impressionante. Às vezes, eu ensaio treinando", contou.

Já Gusttavo Lima abriu sua passagem pelo Caldas cantando a música “Diz Pra Mim”, fazendo com que o público baladeiro do festival embarcasse no romantismo do sertanejo. O cantor acredita que está vivendo o melhor momento de sua carreira. "Estou em uma fase despreocupada, não preciso mais provar nada para ninguém profissionalmente. Eu tenho meu público. Antes de eu lançar 'Tchetcherere', meu público já curtia as minhas músicas românticas", disse Gusttavo, acrescentando que sua atual prioridade é voltar às músicas mais "doídas, românticas e aquelas que contam uma história."

Com uma apresentação totalmente reformulada do ano passado, Israel Novaes se destacou no Caldas Country por levar axé, sertanejo e arrocha para o palco do festival. O show teve guitarras e batidas que lembravam o tecnobrega ou bandas como Aviões do Forró e Calypso.

Dono do hit “Vem Ni Mim Dodge Ram”, Israel não se importa com a letra de suas músicas. Para ele, uma boa música independe de uma boa letra. "Música tem que ser popular, tem que ser do povo para o povo. Quando o povo não absorve essa música, nada faz sentido. A música tem que tocar a alma e isso faz sentido”, explicou ele em ao UOL.    

Destaque no festival em 2012, Cristiano Araújo fez um show bem parecido,  dividido em quatro momentos: arrocha, funk, sertanejo universitário e romântico. Com um grande potencial vocal, o cantor percorre diversos ritmos com excelência e agradou novamente ao público do evento.

No trio elétrico, Tomate fechou o primeiro dia de festival. Assim como Ivete, o cantor marcou o poder do axé em um festival repleto de artistas do mundo sertanejo. E o ritmo baiano volta à noite de hoje, com Claudia Leitte, uma das atrações esperadas deste sábado (16).

O UOL transmite os shows de Gabriel Gava, Cleber e Cauan, Zé Ricardo e Thiago, Lucas Lucco, Chitãozinho e Xororó, Jorge e Mateus e Guilherme e Santiago.